Plano de aula: Como identificar o ponto de vista em um artigo de opinião

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Imagens projetadas no quadro ou impressas, na falta de projetor. Artigo de opinião “Meu celular, minha vida” impresso e atividades 1 e 2 (projetadas ou impressas).

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em construir a tese a partir do tema e diferenciá-la de argumentos.

Referências sobre o assunto:

Faculdade de Educação - UFMG. Glossário Ceale (Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita). - Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. Acesso em 29.07.2018 .

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

FEITOZA, , C. de J. A. ; Mendes, M. H. P. Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.

Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.

Título da aula

Orientações:

• Apresente a proposta de trabalho para os alunos questionando se eles sabem o que é opinar e em que tipo de situação eles fazem isso.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos