Atividades 1- Roteiro de questões "Meu celular, minha vida"
Plano de Aula
Plano de aula: Como identificar o ponto de vista em um artigo de opinião
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: Imagens projetadas no quadro ou impressas, na falta de projetor. Artigo de opinião “Meu celular, minha vida” impresso e atividades 1 e 2 (projetadas ou impressas).
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em construir a tese a partir do tema e diferenciá-la de argumentos.
Referências sobre o assunto:
Faculdade de Educação - UFMG. Glossário Ceale (Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita). - Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. Acesso em 29.07.2018 .
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
FEITOZA, , C. de J. A. ; Mendes, M. H. P. Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.
Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de trabalho para os alunos questionando se eles sabem o que é opinar e em que tipo de situação eles fazem isso.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO