Atividade para impressão - Roteiro de Observações
Plano de Aula
Plano de aula: Exposição oral: a importância das ferramentas de apoio!
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Exposição Oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Papel ou caderno. Lápis. Régua. Borracha. Computador. Roteiros fotocopiados.
Informações sobre o gênero: A exposição oral representa um importante instrumento de transmissão de diferentes conteúdos. Ao citar as características gerais do gênero pode-se dizer que, segundo Dolz e Schneuwly (2004), a exposição é um discurso que se realiza em uma situação de comunicação específica. A exposição pode ser qualificada como um espaço-tempo de produção em que o enunciador vai ao encontro do destinatário, através de uma ação de linguagem que veicula um conteúdo referencial. Muito embora os dois atores são reunidos nessa troca comunicativa particular que é a exposição, a assimetria de seus respectivos conhecimentos sobre o tema da exposição os separam: um representa o “especialista” , o outro, se caracteriza como alguém disposto a aprender algo.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade do aluno será refletir sobre a organização dos elementos textuais nas ferramentas de apoio.
Referências sobre o assunto:
BITTI, P.; ZANI, B. A Comunicação como Processo Social. Lisboa: Editora Estampa, 1993.
BULHÕES, J. Estudo da fala expressiva: Levantamento, análise e descrição dos elementos paralingüísticos do português regional espontâneo. 2006. Dissertação de Mestrado (Letras) – Centro de Letras e Artes – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004. 266 f.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (Orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
ESPERANÇA, J. A Comunicação Não Verbal. Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1998.
FERREIRA, I. Comunicação Não Verbal. Dirigir, n.62, 1999, p.50-55.
MARCUSCHI, L.; DIONISIO, A. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, M. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula. Maceió: UFAL, 2007.
TEIXEIRA, A.; BLASQUE, R.; SANTOS, C. A exposição oral em sala de aula. In: VII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. 2008. Anais. Londrina: Eduel, 2008. p. 01 - 09.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
- Solicite que os alunos formem grupos;
- De acordo com a quantidade de alunos e o espaço de sala de aula, defina a quantidade de alunos em cada grupo;
- Leia o título da aula. Não apresente informações prévias sobre a aula. É importante que o aluno construa e estabeleça relações referentes aos itens desenvolvidos. Logo, a antecipação de informações pode comprometer a construção.