
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018
DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula (Resumo: a construção do repertório).
Introdução
Apresente aos alunos, para que fiquem curiosos, as temáticas que serão abordadas nas próximas 3 aulas. Veja o slide da Introdução no plano original. Junto à reprodução do slide, no WhatsApp ou em um possível momento de aula síncrona, via Google Meet ou similares (veja o tutorial em Recursos Opcionais), encaminhe também alguns questionamentos: você consegue perceber semelhanças entre os temas? Espera-se que eles percebam que todos os temas falam sobre problemas e desafios atuais. Você tem ouvido/visto falar em alguns desses temas, atualmente, em jornais ou nas redes sociais? Há algum tema que você desconheça? Peça que lhe respondam, no privado (WhatsApp), caso algum tema seja desconhecido. Procure dirimir as dúvidas possíveis dos alunos pelo WhatsApp. Se necessário, retome com eles os vídeos assistidos nas aulas anteriores, para o módulo de oralidade. Naquele momento, foram trabalhados os temas fake news, pós-verdade e refugiados. Diga aos alunos que, nas próximas aulas, eles produzirão um resumo sobre um dos temas referidos e que o trabalho será feito em duplas. Como os assuntos trabalhados dialogam com outras áreas do conhecimento, caso seja possível, solicite a participação do professor de história e/ou geografia da turma. Essa pode ser uma excelente oportunidade de envolver os alunos numa atividade multidisciplinar.
Desenvolvimento
Divida a turma em duplas e compartilhe com os alunos os temas a seguir. Cada dupla escolherá um tema: Crescimento do pensamento neonazista no Ocidente; Fake news e pós-verdade; Mapa da desigualdade de gênero no Brasil – salários diferentes, desemprego, tripla jornada; Refugiados no Brasil; Geração canguru. Diga aos alunos que eles deverão pesquisar a maior quantidade de informações sobre o assunto escolhido. Dê algumas sugestões: definições, origem, causas do problema, consequências do problema, dados pertinentes etc. Oriente os alunos a tomar nota das informações selecionadas, separando-as em principais e secundárias sobre cada assunto. Eles podem fazê-lo em uma folha avulsa ou em arquivo compartilhável (Google Docs, Word). Oriente-os a pesquisar também exemplos e suportes que apresentem linguagem não verbal (imagens, mapas, gráficos). Esses suportes deverão ser usados na pesquisa. Oriente-os a copiar os endereços/fontes pesquisados para colocar como referências ao final da produção. Aproveite a ocasião para conversar um pouco sobre a importância de citar as fontes em uma pesquisa e sobre a importância de atentar-se à confiabilidade das fontes pesquisadas. Para que a atividade seja realizada em duplas, solicite que as duplas entrem em contato por meio do WhatsApp, no privado, e que, a partir daí, teçam seus combinados.
Fechamento
Ao final da aula de pesquisa, oriente os alunos a encontrar outra dupla encarregada de pesquisar o mesmo tema. Peça que eles compartilhem as informações pesquisadas e verifiquem se há alguma divergência, alterando/complementando os arquivos criados durante a pesquisa. Terminada a socialização, oriente-os a compartilhar as anotações com você. Durante a semana, leia as pesquisas para verificar se estão completas ou se podem ser aprofundadas. Caso haja necessidade de aprofundamento, garanta que o feedback será dado à dupla antes da próxima aula de produção. Dessa forma, os alunos terão tempo hábil para acertar/complementar a pesquisa.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos com a pesquisa em fontes confiáveis. Lembrando que fontes confiáveis são aquelas em que especialistas sobre o assunto o abordam.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de resumos: a leitura e construção de repertório
Finalidade da aula: Pesquisar sobre um determinado assunto e construir o repertório temático para a produção de um resumo sobre um tema da área de Ciências Humanas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Textualização
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP07.
Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018
DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: