Plano de aula: Coesão sequencial: efeitos de sentido

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, borracha, cópias dos resumos. Para esta aula, é preciso um conhecimento prévio de conjunções. Caso isso não ocorra, há a possibilidade de abordar previamente o conceito com os alunos antes de trabalhar a função das conjunções no texto.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

Percepção dos efeitos de sentido decorrentes do uso da coesão sequencial.

Referências sobre o assunto:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.

KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Tema da aula

Orientações:

• Projete o slide temático e pergunte aos alunos o que eles compreendem por “progressão lógica”. Espera-se que eles percebam que a palavra “lógica” remete à relação de sentido entre as partes de um texto. As ideias devem estar conectadas de modo a estabelecer uma relação de sentido entre si.
  • Questione quais classes de palavras, na opinião deles, podem estabelecer essa relação lógica. Ouça as respostas. Para que a aula faça sentido, é preciso um conhecimento prévio de conjunções. Caso isso não ocorra, há a possibilidade de abordar previamente o conceito com os alunos antes de trabalhar a função das conjunções no texto.
  • O texto-fonte do resumo analisado na aula está disponível na íntegra neste link: http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v35n3/0102-3098-rbepop-35-03-06-e0057.pdf - acesso em 13/01/2018

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos