Atividade para impressão - folha para anotações - LPO8_05SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: O ato de anotar: registrar a fala em uma apresentação oral.
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que, nas próximas aulas, a apresentação oral será o foco de trabalho da turma.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide e peça aos alunos para responderem à questão. É provável que surjam diversos pontos de vista sobre o assunto. Controle o tempo da exposição de cada aluno.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem Leandro Karnal. Caso seja necessário, projete o início do vídeo para que os alunos o vejam. Se houver aluno que não o conhece, diga que Leandro Karnal é um historiador, professor Doutor da Unicamp. Ele é um dos comentaristas do jornal da Cultura e faz palestras sobre temas ligados à história e à atualidade.
- Diga aos alunos que eles irão assistir a um trecho de uma apresentação de Leandro Karnal em que ele fala sobre a democracia.
- Projete o vídeo do Leandro Karnal sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=UI479elSjXg
- Após projetar o vídeo, pergunte aos alunos, anotando as respostas num canto do quadro. Elas deverão ser retomadas no final de aula.
- Qual a opinião de Karnal sobre a democracia? Espera-se que eles percebam que Karnal reconhece que a democracia é um regime falho, mas, ainda sim, é a melhor opção que temos, por ser um regime que pode ser aperfeiçoado.
- O que, na fala de Karnal, revela que ele é um especialista no assunto? Espera-se que eles percebam a apresentação do conceito de democracia, analisado de forma crítica e recorrendo a exemplos externos, como quando cita Churchill.
- Vocês acreditam que o fato de o palestrante ser especialista no tema sobre o qual vai falar interfere na qualidade da palestra? Espera-se que eles digam que sim, pois a pessoa, para dar uma palestra ou fazer uma apresentação, deve conhecer a fundo o tema sobre o qual irá falar.
- A fala do Karnal foi organizada e coerente? Foi possível compreender a ideia que ele quis expôr? Espera-se que eles percebam que a fala de Karnal foi organizada e coerente e que, mesmo que o espectador não concorde com o que ele diz, é possível compreender a linha de raciocínio desenvolvida por ele.
- Para conseguir clareza na exposição de uma ideia, o que você acha que é necessário? Espera-se que eles digam que o palestrante deve conhecer sobre o assunto, e investir na organização prévia das ideias a serem expostas.
- Anote as respostas num canto do quadro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Esta etapa da aula deve ser feita individualmente: os alunos deverão assistir a um dos vídeos listados abaixo e fazer anotações sobre as ideias nele apresentadas. Contudo, a socialização dessas ideias (próxima etapa da aula) será feita em grupos, que darão continuidade ao trabalho na próxima aula da sequência. Por isso, a distribuição dos vídeos aos alunos, nesse momento, deve contemplar a futura divisão desses alunos em grupos (todos os alunos que assistiram ao vídeo 01 formarão um grupo para trabalhar na próxima aula, e assim por diante).
- Sabendo do exposto acima, distribua os vídeos de forma uniforme entre os alunos. Garanta que não haja número muito maior de alunos assistindo a um dos vídeos (por exemplo, 09 alunos assistindo ao vídeo 01 e 06 assistindo ao vídeo 02)
- Para esta etapa da aula, é importante ter um computador, tablet ou celular para cada aluno. Caso isso não seja possível, distribua um para cada grupo (antecipando a divisão a ser feita apenas na próxima etapa). Neste caso, garanta que as anotações desta etapa sejam individuais, visto que a socialização das anotações ficará para o fechamento da aula.
- Peça aos alunos para assistirem aos vídeos designados e, durante o vídeo, fazerem anotações sobre as informações que eles julguem pertinentes, preenchendo a folha disponível no material complementar
- Imprima para cada aluno a folha destinada às anotações.
Alternativa para a falta de computadores individuais para a projeção dos vídeos:
- Acesse a proposta de redação do vestibular da UNICAMP 2018, disponível aqui e imprima os dois exemplos de redação acima da média da proposta 01.
- Peça para que dois alunos leiam os dois exemplos de redação acima da média do texto 01, cuja proposta era criar um texto sobre fake news para ser lido na íntegra em uma palestra. (Ou, se preferir, leia-os para a sala).
- Peça aos demais alunos para anotarem as informações, assim como foi feito com os vídeos.
- É possível, aqui, dividir a sala em dois grandes grupos (texto acima da média 01 e texto acima da média 02) para proceder com a atividade.
- Certifique-se de que os alunos não entrarão em contato com o texto escrito, assim eles exercitam a habilidade de tomar nota de informações durante uma apresentação oral.
Materiais complementares:
Para ter acesso à folha-guia para anotações, acesse aqui
Para ter acesso às sugestões sobre anotações dos alunos que ficaram encarregados do vídeo 1, acesse aqui
Para ter acesso às sugestões sobre anotações dos alunos que ficaram encarregados do vídeo 2, acesse aqui
Para ter acesso às sugestões sobre anotações dos alunos que ficaram encarregados do vídeo 3, acesse aqui
Para ter acesso às sugestões sobre anotações dos alunos que ficaram encarregados do vídeo 4, acesse aqui
Vídeo 1:https://www.youtube.com/watch?v=skKicxnvhJo - Mentira na política
Vídeo 2:https://www.youtube.com/watch?v=8LnunKo00iM - Transparência e democracia
Vídeo 3:https://www.youtube.com/watch?v=9fE-7fAU1B0 - O que os refugiados nos ensinam
Vídeo 4:https://www.youtube.com/watch?v=-DXLTLzuAd4 - Rede social como laboratório de pensamento
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em 4 grupos, de acordo com o vídeo assistido. Caso seja necessário, divida a sala em oito grupos, para ter um número menor de alunos em cada grupo. Se optar por essa forma, haverá dois grupos trabalhando com o mesmo vídeo.
- Peça para que os integrantes do grupo compartilhem, entre si, as anotações feitas.
- Oriente-os a observar os pontos anotados em comum e os que diferem, pontuando isso em cada anotação (eles podem, por exemplo, grifar de uma mesma cor as informações em comum e, de cor diferente, aquelas que não o são).
- Durante a socialização, circule entre os grupos para acompanhar a discussão. O objetivo desta etapa é dar aos alunos oportunidade de troca entre aqueles que viram o mesmo filme.
- Ao final da aula, recolha as folhas com as anotações para dar visto e devolvê-las na próxima aula.
- Diga aos alunos que, na próxima aula, eles darão continuidade ao trabalho.
- Caso julgue necessário, compartilhe os links dos vídeos com os alunos para que eles possam assistir novamente em casa.
- Caso tenha optado pela versão dos textos da UNICAMP, divida os alunos em grupos menores e adote o mesmo procedimento de troca de informações orientado acima.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Compartilhe com a turma, pelo Whatsapp, o tema da aula (A apresentação oral). Explique que este será o foco de trabalho da turma. Para que você chegue até os alunos neste período, um dos canais mais utilizados é o WhatsApp. Portanto, faça um grupo com a turma. Utilize essa ferramenta tecnológica a seu favor!
Introdução
Encaminhe, em seguida, o slide da Introdução (veja no plano original) e peça aos alunos para responderem à questão presente. Sugira que enviem suas impressões pelo WhatsApp, como áudio ou mensagem escrita. É provável que surjam diversos pontos de vista sobre o assunto. Pergunte aos alunos se eles conhecem Leandro Karnal. Se houver alunos que não o conhecem, diga que Leandro Karnal é um historiador, professor doutor da Unicamp. Ele é um dos comentaristas do Jornal da Cultura e faz palestras sobre temas ligados à história e à atualidade. Diga aos alunos que eles irão assistir a um trecho de uma apresentação de Leandro Karnal em que ele fala sobre a democracia. Projete o vídeo em questão, disponível aqui. Após projetar o vídeo, pergunte aos alunos, por meio de um documento no Word: qual a opinião de Karnal sobre a democracia? O que, na fala de Karnal, revela que ele é um especialista no assunto? Vocês acreditam que o fato de o palestrante ser especialista no tema sobre o qual vai falar interfere na qualidade da palestra? A fala de Karnal foi organizada e coerente? Foi possível compreender a ideia que ele quis expôr? Para conseguir clareza na exposição de uma ideia, o que você acha que é necessário? Veja os comentários sobre as questões no plano original.
Desenvolvimento
Esta etapa da aula deve ser feita individualmente: os alunos deverão assistir a um dos vídeos listados a seguir e fazer anotações sobre as ideias apresentadas. Contudo, a socialização dessas ideias será feita em grupos, que darão continuidade ao trabalho na próxima aula da sequência. Por isso, a distribuição dos vídeos aos alunos, nesse momento, deve contemplar a futura divisão desses alunos em grupos (todos os alunos que assistiram ao vídeo 1 formarão um grupo para trabalhar na próxima aula, e assim por diante). Tendo isso em vista, distribua os vídeos de forma uniforme entre os alunos. Para isso, liste os nomes dos integrantes de cada grupo. Encaminhe os vídeos pelo WhatsApp, no grupo da turma, mas indique qual vídeo cada aluno terá que assistir. Garanta que não haja um número muito maior de alunos assistindo a um dos vídeos (por exemplo, 9 alunos assistindo ao vídeo 1 e 6 assistindo ao vídeo 2). Peça aos alunos para assistirem aos vídeos designados e, durante o vídeo, fazerem anotações sobre as informações que julgarem pertinentes, preenchendo a folha disponível aqui.
Para acesso às sugestões sobre anotações dos alunos encarregados de cada vídeo: vídeo 1 (disponível aqui); vídeo 2 (disponível aqui); vídeo 3 (disponível aqui); vídeo 4 (disponível aqui).
Para acesso aos vídeos: vídeo 1 (disponível aqui) – Mentira na política; vídeo 2 (disponível aqui) – Transparência e democracia; vídeo 3 (disponível aqui) – O que os refugiados nos ensinam; vídeo 4 (disponível aqui) – Rede social como laboratório de pensamento.
Fechamento
Divida os alunos em 4 grupos, de acordo com o vídeo assistido. Peça que os integrantes do grupo compartilhem entre si as anotações feitas. Para isso, será necessário que os alunos façam subgrupos no WhatsApp e compartilhem suas experiências sem que o restante da turma veja. Oriente-os a observar os pontos anotados em comum e os que diferem, pontuando-os em cada anotação (eles podem, por exemplo, grifar de uma mesma cor as informações em comum e, de cor diferente, aquelas que não o são). Ao final da aula, peça que cada grupo lhe envie as folhas com as anotações para que você veja e devolva na próxima aula. Diga aos alunos que, na próxima aula, eles darão continuidade ao trabalho.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também conhecer Leandro Karnal. As falas do filósofo normalmente servem para a reflexão de toda a família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O ato de anotar: registrar a fala em uma apresentação oral.
Finalidade da aula: Anotar informações referentes à fala de um expositor em sua apresentação oral gravada e disposta em um vídeo, da área de Ciências Humanas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Registro
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP26
Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.
Referências sobre o assunto:
BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018