Plano de aula: Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação e campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Papel ou caderno. Lápis e borracha. Textos disponíveis em fotocópia. Tecnologia digital (notebook ou tablet).

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

• percepção dos elementos essenciais do gênero;
  • coleta de informações do texto para elaboração reflexão sobre o gênero resumo;
  • contextualização do texto de origem;
  • determinação do propósito ou o objetivo do texto de origem.

Referências sobre o assunto:

LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Orientações: Apresente, por meio da leitura do slide, a proposta da aula para que os alunos saibam que trabalharão com o gênero resumo em textos da área de Ciências Humanas. Não é necessário tecer uma explicação prévia sobre o gênero, uma vez que a construção se dará durante a aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos