Atividade para impressão - folha de projeto de texto
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de resumos: a organização do repertório
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chromebooks. Alternativa para a falta de tecnologia: parceria com o professor de história e geografia para a pesquisa de um tema que dialogue com o universo dos alunos e que possa ser pesquisado na biblioteca do colégio ou cidade.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
Organizar as informações previamente pesquisadas apresentando, de forma coesa e coerente, apenas as ideias principais.
Referências sobre o assunto:
2.0. Revista CINTED. Porto Alegre. v. 11, n.1, julho 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/41627/26407 - acesso em 10/12/2018
DUARTE, V.M. 2008. Textos multimodais e letramento: habilidades na leitura de gráficos da Folha de São Paulo por um grupo de alunos do Ensino Médio. 219 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARCO-7FVRTQ/viviane_mduarte_diss.pdf?sequence=1 - acesso em 10/12/2018
INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4gLEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004
PAIVA, F. A. O ge?nero textual infogra?fico: leitura de um ge?nero textual multimodal por alunos da 1a se?rie do ensino me?dio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.
RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que, nesta aula, eles irão começar o trabalho de escrita dos resumos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete o slide e pergunte aos alunos se eles se lembram das características do gênero. Ouça as respostas. Espera-se que eles digam que o resumo deve trazer, de forma sintética, as ideias principais e secundárias de um texto, um estudo ou um conceito, contemplando sucintamente exemplos quando necessário. Caso eles não citem a divisão entre as ideias principais e secundárias, traga-a em sua fala.
- Devolva (se for o caso) as pesquisas feitas pelos alunos na aula anterior e dê um feedback geral sobre os dados pesquisados, fale dos aspectos positivos que apareceram, quais são os dados importantes e imprescindíveis.
- Peça para os alunos sentarem-se nas duplas definidas na aula anterior e diga que eles irão trabalhar na produção do texto durante essa aula.
- Pergunte aos alunos que estratégias eles podem usar para destacar, nos documentos pesquisados, as ideias principais e secundárias. Espera-se que eles se lembrem da técnica de sublinhar, e que eles podem sublinhar/destacar em cores diferentes as ideias principais e secundárias. Caso isso não aconteça, oriente-os a utilizar essa técnica.
- Os alunos responsáveis pelo resumo podem redigir o texto em arquivo digital, como o google docs ou o office 365.
- Caso julgue mais pertinente, eles podem montar um ou dois slides no Powerpoint ou google apresentações para unir de forma mais harmônica o texto verbal com o(s) exemplo(s) visuais selecionados na aula anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a iniciar seus textos por um projeto no papel. Eles precisam determinar, dentre as informações pesquisadas, quais são as mais importantes. Incentive-os a sublinhar a pesquisa feita e, na sequência, reordenar as informações de forma coesa e coerente.
- Oriente-os a definir como os recursos visuais podem contribuir para a produção e quais poderiam ser esses recursos.
- Após a realização do projeto de texto, os alunos devem dar seguimento à produção no computador. Caso não seja possível, os grupos podem fazer uma primeira versão da produção em papel.
- Para a produção escrita, imprima as folhas de projeto de texto, redação definitiva e autoavaliação, disponíveis nos materiais complementares. Caso os alunos produzam em arquivo online, imprima apenas a folha de projeto de texto e a de checklist.
- Durante a produção circule pelas duplas para orientá-las sobre as dúvidas que possam surgir.
- Diga aos alunos que essa será uma primeira versão do texto. Eventuais acabamentos (principalmente relacionados às imagens) podem ficar para a aula de revisão e produção da versão final.
Material Complementar
Para imprimir a folha de projeto de texto, acesse aqui
Para imprimir a folha de produção, acesse aqui
Para imprimir a folha de checklist, acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- À medida em que as duplas forem finalizando a atividade, oriente-os a trocarem as produções. Essa troca deve ser feita em duas etapas:
- Na primeira, os alunos do mesmo tema devem se reunir para correção mútua da produção.
- Na segunda, os alunos devem trocar as produções com uma dupla de outro tema.
- Imprima a folha de “checklist” e peça para que as duplas corrijam o texto do colega com base nos aspectos ali citados.
- Oriente-os, durante a troca, a dar feedback construtivos que possam contemplar aspectos pertinentes ao gênero, à abordagem de conteúdo, à coesão e coerência.
- Após o feedback, oriente os alunos a alterarem os textos, conforme sugestão dos amigos.
- Recolha as produções com as devidas alterações para correção. Caso seja uma versão digital, solicite aos alunos que compartilhem com você o arquivo. (Veja tutorial na introdução).
- Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:
RESUMO
- Critério I - temática: texto apresenta informações importantes sobre o tema designado, sem tangenciamento com informações secundárias ao tema.
- Critério II - gênero: texto apresenta síntese das informações de forma clara.
- Critério III - estrutura: texto utiliza mecanismos adequados de coesão e progressão temática.
- Critério IV - linguagem: texto apresenta linguagem impessoal, sem uso da primeira pessoa.
Materiais complementares:
Para acessar a folha de checklist, acesse aqui.
Para acessar a folha de correção de resumo (utilizada apenas pelo professor), acesse aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula (Resumo: A síntese de informações).
Introdução
Compartilhe também o slide da Introdução (veja no plano original) e pergunte aos alunos se eles se lembram das características do gênero. Peça que façam um breve esquema (mapa mental) explicando o que sabem sobre resumos. Espera-se que eles digam que o resumo deve trazer, de forma sintética, as ideias principais e secundárias de um texto, um estudo ou um conceito, contemplando sucintamente exemplos quando necessário. Caso eles não citem a divisão entre as ideias principais e secundárias, traga-a em sua fala. Veja em Recursos Opcionais o tutorial para fazer um mapa mental. Encaminhe este tutorial à turma também. Devolva (se for o caso) as pesquisas feitas pelos alunos na aula anterior e dê um feedback geral sobre os dados pesquisados, falando a respeito dos aspectos positivos que apareceram, quais são os dados importantes e imprescindíveis. Peça para os alunos retomarem as duplas definidas na aula anterior e diga que eles irão trabalhar na produção do texto durante esta aula. Pergunte aos alunos que estratégias eles podem usar para destacar, nos documentos pesquisados, as ideias principais e secundárias. Espera-se que eles se lembrem da técnica de sublinhar, e que eles podem sublinhar/destacar em cores diferentes as ideias principais e secundárias. Caso isso não aconteça, oriente-os a utilizar essa técnica. Os alunos responsáveis pelo resumo podem redigir o texto em um arquivo digital, como o Google Docs ou o Office 365. Caso julgue pertinente, eles podem montar um ou dois slides no PowerPoint ou Google Apresentações para unir, de forma mais harmônica, o texto verbal com o(s) exemplo(s) visuais selecionados na aula anterior.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a iniciar seus textos por um projeto no papel. Eles precisam determinar, dentre as informações pesquisadas, quais são as mais importantes. Incentive-os a sublinhar a pesquisa feita e, na sequência, reordenar as informações de forma coesa e coerente. Oriente-os a definir como os recursos visuais podem contribuir para a produção e quais poderiam ser esses recursos. Após a realização do projeto de texto, os alunos devem dar seguimento à produção no computador. Caso não seja possível, os grupos podem fazer uma primeira versão da produção em papel. Para a produção escrita, encaminhe-lhes, pelo WhatsApp, as folhas de projeto de texto (disponível aqui), redação definitiva (disponível aqui) e autoavaliação (disponível aqui). Diga aos alunos que essa será uma primeira versão do texto. Eventuais acabamentos (principalmente relacionados às imagens) podem ficar para a aula de revisão e produção da versão final. Para a produção em duplas, é necessário que os alunos conversem pelo WhatsApp ou similares, no privado. Eles também podem fazer chamadas de vídeo para que a interação seja mais efetiva.
Fechamento
Neste momento, as duplas também contatarão outros pares por chamada de vídeo, áudio e mensagens. À medida que as duplas forem finalizando a atividade, oriente-os a trocar as produções. Essa troca deve ser feita em duas etapas: na primeira, uma dupla se reunirá com outra que tenha o mesmo tema para correção mútua da produção. Na segunda, os alunos devem trocar as produções com uma dupla de outro tema. Peça que as duplas corrijam o texto dos colegas com base nos aspectos citados no documento disponível como autoavaliação/avaliação. Oriente-os a dar feedbacks construtivos, que possam contemplar aspectos pertinentes ao gênero, à abordagem do conteúdo, à coesão e à coerência. Após o feedback, oriente os alunos a alterar os textos conforme as sugestões dos colegas. Solicite aos alunos que compartilhem com você o arquivo de suas produções. Para correção, considere: Critério I – temática: o texto apresenta informações importantes sobre o tema designado, sem tangenciamento com informações secundárias ao tema; Critério II – gênero: o texto apresenta síntese das informações de forma clara; Critério III – estrutura: o texto utiliza mecanismos adequados de coesão e progressão temática; Critério IV – linguagem: o texto apresenta linguagem impessoal, sem uso da primeira pessoa. A folha de checklist está disponível aqui. A folha de correção de resumo (utilizada apenas pelo professor) está disponível aqui.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a se tornarem os primeiros leitores dos resumos, podendo, assim, dar seu crivo antes que a produção chegue aos colegas de outros grupos. Um olhar externo sempre ajuda.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção de resumos: a organização do repertório
Finalidade da aula: Produzir um resumo sobre assunto relacionado à área de Ciências Humanas para a percepção e concretização de um gênero que circula na realidade escolar do aluno.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resumo
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. Estratégias de escrita.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35, EF69LP36
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.