Atividade para reprodução - Esquema
Plano de Aula
Plano de aula: Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo de textos da área de Ciências Humanas (Esquema) e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Papel ou caderno. Caneta marca-texto. Lápis. Régua. Borracha. Textos disponíveis em revistas científicas da área de Ciências Humanas.
Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ser parte de diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.
Dificuldades antecipadas:
- Entendimento do motivo da seleção e exclusão de elementos e/ou informações do texto de origem para retextualizar um texto.
Referências sobre o assunto:
LEITE, M. O resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.
MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
PAIVA, F. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.
ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê detalhes sobre os gêneros trabalhados.
Observação: Compreende-se que o esquema traz o essencial de um texto. A utilidade de um esquema consiste em resumir textos de maneira simples e objetiva para que ocorra o entendimento do texto de origem. Logo, um esquema deve conter a ideia principal de um texto (ou de cada parágrafo), com frases ou palavras que revelem o essencial, sem qualquer informação ou opinião daquele que o elabora. O esquema, portanto, deve retratar fielmente o texto.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO