Plano de Aula

Plano de aula: A impessoalidade no resumo

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, lápis de cor, canetinha ou giz de cera, borracha, cópia dos resumos.

O texto analisado nesta aula é um resumo da área de história. Para garantir uma boa condição de análise dos elementos propostos para essa aula, é interessante que seja feita uma leitura prévia com os alunos. Essa leitura antecipada poderá contar, se possível, com a presença do professor de história, a fim de que o conhecimento histórico abordado no texto seja compreendido pelos alunos. Esse texto já foi utilizado na aula 07 desta sequência. Para esta aula, é necessário que os alunos conheçam a estrutura da voz passiva sintética.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas: A mobilização de articuladores referenciais traz grandes desafios para os alunos na medida de reconhecer seus referentes.

Referências sobre o assunto:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.

KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide para os alunos e pergunte o que o tema da aula sugere para eles. Ouça a resposta e não faça interferências. Esse é um momento destinado a levantar hipóteses sobre o que eles irão aprender nesta aula.
  • O texto-fonte do resumo está disponível neste link: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v25n62/0104-4478-rsocp-25-62-0063.pdf - acesso em 13/01/2019

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos