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Plano de Aula
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Dinâmica de sessão:
Sobre esta aula: Por se tratar de uma atividade de 50 minutos, é preciso considerar, como princípio básico, para esta aula, a ideia de que os alunos precisarão interagir em equipes, a fim de, juntos, pensarem na existência das coisas reais ou imaginárias, materiais ou imateriais e, sobretudo, nomeá-las , a fim de, em grupo, buscar estratégias para a realização de seleção e agrupamentos das coisas pensadas. Nesse sentido, o professor deverá definir, previamente, para melhor conduzir o percurso de aprendizagem das crianças, o que irá apresentar à turma como proposta de atividade de escrita por meio da qual elas irão selecionar, agrupar, selecionar e listar os nomes e as características dessas coisas. Por exemplo, propor que as crianças pensem em seres imaginários, seres folclóricos, animais, objetos usados para uso coletivo e uso pessoal na classe, mobiliários da área da cantina da escola.
Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas que acionam o repertório acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogam com propostas originárias de projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em temas particulares da escola, do aluno, da turma.
Materiais necessários: Lousa, piloto, caderno, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas:Os alunos poderão sentir maior dificuldade, à medida que forem convidados a ampliar as suas habilidades de leitura e de escrita, pois, nas classes de 1º ano, é esperado que as crianças estejam em diferentes momentos/etapas da compreensão do sistema de escrita. Nesse sentido, as propostas de produção dos gêneros irão contemplar uma diversidade de demandas, por exemplo, de planejamento, textualização e revisão, e isso poderá provocar, nos momentos de trocas no grupo, desafios, uma vez que alguns alunos já podem ter consolidado a base alfabética, enquanto outros ainda estarão menos experientes nesse processo.
Referências sobre o assunto:
AZEVEDO, Ricardo. Cultura da Terra. São Paulo: Moderna.
________________ O livro das Casas. São paulo: Moderna, 2015.
BURLAMAQUE, Verardi Fabiane; K.M. Tânia. Literatura para crianças e jovens. Por um novo pensamento crítico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.
CUNHA, Leo. Profissões: um guia poético. Rio de Janeiro: Planeta, 2012.
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NESTROVSKI, Arthur. Bichos que existem e bichos que não existem. São Paulo: Cosac Nayf,2002.
Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Preparação:
É importante que a turma seja estimulada a pensar numa diversidade significativa de coisas que existem e são familiares. Faça o grupo refletir acerca das coisas que fazem parte do universo particular de cada aluno que integra a turma e das coisas que estão relacionadas ao campo do coletivo. É importante, para enriquecer a atividade, que os alunos reúnam muitas ideias a respeito das coisas que podem ser agrupadas, de acordo com as características que possuem. Por exemplo, podem pensar no grupo de objetos de estão voltados para uso de higiene pessoal, objetos que usam para realizar tarefas, objetos que acessam para brincar no pátio. Indo além, é necessário que as crianças pensem em características comuns voltadas para as coisas que não estão limitadas ao campo dos objetos. Assim, você pode estimulá-las a perceberem, por exemplo, o conjunto de sentimentos que a turma tem, quando alguém, na sala de aula, conquista algo positivo, ou quando a turma consegue ganhar um campeonato na escola. A ideia é que, nesse momento da atividade, toda a turma faça um “ passeio” nos campos das coisas materiais e não materiais, a fim de que possa pensar nos nomes que damos a essas coisas e nas características que possuem.
Orientações: Introdução.
“ Quantas coisas existem no mundo?”.
“ Será que todas essas coisas são conhecidas de todas as pessoas?”
“ Tudo que conhecemos tem um nome, possui características particulares e pertencem a determinados grupos. Imaginem, agora, que a turma tem o seguinte desafio: organizar as coisas que conhece em grupos. Como isso pode ser feito? Vamos imaginar? Quem começa?”
2) Oportunizar que as crianças pensem sobre as questões disparadoras apresentadas no primeiro slide para que se envolvam com a situação comunicacional de escrita e exponham, oralmente, as suas ideias e percepções acerca do que está sendo discutido pela turma e, também, desenvolvam uma postura atenta em relação às falas dos colegas.
3) Organizar as crianças em grupo, considerando os níveis de compreensão que possuem acerca do sistema de escrita. É fundamental agrupar os alunos, usando como critérios, por exemplo, os níveis de conceituação com relação ao sistema de escrita, ou seja, diferentes hipóteses de escrita. Dessa forma, os alunos mais experientes em relação à escrita de palavras e frases têm como contribuir para o avanço daqueles que ainda estão nos níveis iniciais de apropriação do processo de aquisição da escrita.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Desenvolvimento.
Organização - É neste momento da aula que as crianças irão começar, efetivamente, a praticar a escrita dos textos . Por isso, é preciso que o professor organize as equipes, considerando os diferentes níveis e estágios de aquisição da escrita em que se encontram os alunos, a fim de que eles possam avançar na socialização das suas hipóteses sobre a escrita dos textos. É esperado que, nas situações de interação, as crianças apresentem dúvidas acerca da escrita dos nomes das coisas e em relação às estratégias de deverão usar para realizar os agrupamentos, as coleções e seleções. Por isso, é preciso deixar claro para a turma sobre o que eles irão pensar para escrever (lista de nomes de animais, de objetos, de ações para brincar no pátio da escola, de seres fantásticos criados pelo próprio grupo)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Preparação: Orientar os alunos para que eles possam fazer, em equipe, a apresentação da escrita dos textos que produziram. Explicar para a turma que todos devem ouvir com atenção a leitura que será feita pelos colegas, a fim de que possam perceber as ideias semelhantes e diferentes que aparecem nos agrupamentos/seleções/coleções que realizaram.
Orientações:
Tempo sugerido: 50 minutos.
Preparação: Selecionar os textos que foram produzidos pelos alunos e analisar, previamente, as escritas dos agrupamentos/seleções/coleções que realizaram. Organizar a classe em grupos para iniciar a atividade.
Orientações: Dinâmica de revisão do texto.
Orientações: Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Selecione ideias e combinados no lugar de objetos (regras, normas, vida pública). O professor assume o papel de escriba e mediador.
Orientações: Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Selecione coisas e seres do campo imaginário (fadas, monstros, folclore). Além disso, misturar seres (exercício de imaginação).
Orientações: Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.
Selecione para o outro (coleção especial para alguém, playlist de música, adivinhas de presentes). Colecionar as pessoas preferidas, de afeto, de amizade, de acordo com a finalidade do grupo.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Código do plano
Código: LPO1_05ATP01
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail;
- Opcionais: canal para aula online, Google Jamboard ou Google Sala de aula
Tutoriais: https://www.youtube.com/watch?v=XBLv1QvDkeo
https://youtu.be/UkAkcYOYmDU
Dinâmica da atividade
Crie grupos pequenos (de 3 a 5 alunos) no WhatsApp, ou canal online, visto a necessidade que as intervenções do professor sejam mais pontuais e as crianças não se cansem de ouvir/ler as participações de todos os colegas, tornando a atividade com maior potencial de aprendizagem.
Observe as orientações do 1º slide dinâmica da atividade do plano de aula e siga a 1ª e 2ª, efetue as questões propostas.
Siga as orientações do 2º slide dinâmica da atividade, entretanto proponha que pensem em apenas 2 ou 3 combinações na aula remota.
Na sequência siga as orientações do 3º slide dinâmica da atividade, considerando que cada criança, e não o grupo, é que vai socializar sua produção ou sua ideia. Solicite que os alunos escrevam suas listas, independente da hipótese de escrita em que se encontram, e enviem no grupo.
As produções das crianças Pré-silábicas e Silábicas será necessário que você peça que leia e anote, no seu caderno por exemplo, qual foi cada palavra escrita, visto que talvez não se recordem na próxima etapa.
Considere que as etapas acima podem ser efetuadas em uma aula, mas a próxima deve ser em outro dia, não tão distante para que os alunos ainda se lembrem como organizou sua lista.
Em outra aula, siga as orientações do 4º slide da dinâmica da atividade.
Variação da atividade
As variações propostas podem ser utilizadas em outras aulas, lembrando que a proposta é que essa oficina aconteça quinzenalmente, entretanto você pode fazê-la mais vezes com aqueles alunos que estão nas hipóteses menos avançadas em relação ao SEA (Sistema de Escrita Alfabética).
O Google Jamboard é uma ferramenta bem bacana para a oficina de escrita, sendo relativamente fácil o seu uso, link com tutorial acima.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a conversar e interagir com a criança para auxiliá-la na reflexão e agrupamentos de palavras. Considere a necessidade orientações para que o ponto de vista da criança seja considerado e não o dos adultos, assim como não devem intervir, corrigir ou escrever por ela.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:Jardelina Moura
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oficina de escrita
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Escrita de textos (compartilhada e autônoma)/ Produção de textos
Dinâmica de produção:
Dinâmica de revisão: Revisão do texto escrito.
Habilidade da BNCC:(EF15LP09) , (EF15LP10), (EF01LP21), (EF12LP03), (EF12LP05)
Dinâmica de sessão:
Sobre esta aula: Por se tratar de uma atividade de 50 minutos, é preciso considerar, como princípio básico, para esta aula, a ideia de que os alunos precisarão interagir em equipes, a fim de, juntos, pensarem na existência das coisas reais ou imaginárias, materiais ou imateriais e, sobretudo, nomeá-las , a fim de, em grupo, buscar estratégias para a realização de seleção e agrupamentos das coisas pensadas. Nesse sentido, o professor deverá definir, previamente, para melhor conduzir o percurso de aprendizagem das crianças, o que irá apresentar à turma como proposta de atividade de escrita por meio da qual elas irão selecionar, agrupar, selecionar e listar os nomes e as características dessas coisas. Por exemplo, propor que as crianças pensem em seres imaginários, seres folclóricos, animais, objetos usados para uso coletivo e uso pessoal na classe, mobiliários da área da cantina da escola.
Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas que acionam o repertório acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogam com propostas originárias de projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em temas particulares da escola, do aluno, da turma.
Materiais necessários: Lousa, piloto, caderno, folhas avulsas.
Dificuldades antecipadas:Os alunos poderão sentir maior dificuldade, à medida que forem convidados a ampliar as suas habilidades de leitura e de escrita, pois, nas classes de 1º ano, é esperado que as crianças estejam em diferentes momentos/etapas da compreensão do sistema de escrita. Nesse sentido, as propostas de produção dos gêneros irão contemplar uma diversidade de demandas, por exemplo, de planejamento, textualização e revisão, e isso poderá provocar, nos momentos de trocas no grupo, desafios, uma vez que alguns alunos já podem ter consolidado a base alfabética, enquanto outros ainda estarão menos experientes nesse processo.
Referências sobre o assunto:
AZEVEDO, Ricardo. Cultura da Terra. São Paulo: Moderna.
________________ O livro das Casas. São paulo: Moderna, 2015.
BURLAMAQUE, Verardi Fabiane; K.M. Tânia. Literatura para crianças e jovens. Por um novo pensamento crítico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.
CUNHA, Leo. Profissões: um guia poético. Rio de Janeiro: Planeta, 2012.
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NESTROVSKI, Arthur. Bichos que existem e bichos que não existem. São Paulo: Cosac Nayf,2002.
Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
http://www.jangadabrasil.com.br
http://www.ricardoazevedo.com.br/
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