14642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincando de montar campanhas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Brincando de montar campanhas.

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos, lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde”, slogans dessas campanhas em tiras com os textos digitados, folhas de cartolina A3, folhas de papel craft, desenhos de bichinhos, molde de mão, papéis em diferentes cores, molde de letras, letras móveis, revistas para recorte, lápis, tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e matrizes xerocadas (formatação do gênero).

Dificuldades antecipadas:

Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso à atividade de impressão:

Acesse aqui

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para os alunos qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma formando apenas 4 grupos. Nesses agrupamentos selecione alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos. (Esta seleção já pode ter sido pensada e escrita pelo professor com antecedência à aula para agilizar a organização dos grupos)
  • Para esta aula foram selecionadas 4 campanhas publicitárias cujo tema é saúde. Consta no arquivo para impressão (acesse aqui).
  • Distribua apenas um slogan de determinada campanha para cada grupo, impresso em uma tira de papel à parte, conforme mostrado no slide (cada grupo ficará com um tipo de slogan diferente dos demais).
  • Reserve a campanha completa (imagens relacionadas a esses slogans) para o momento do fechamento da aula.
  • Diga às crianças que a proposta da aula será a produção de um cartaz com a campanha completa a partir do slogan.
  • Explique que metade dos alunos de cada grupo irá produzir a imagem referente ao slogan e que a outra metade do grupo irá formatar esse slogan (reescrevê-lo). Será entregue uma cartolina para cada grupo que será dividida ao meio, para que sejam feitas essas duas propostas, mas pensando na campanha como um todo.
  • Explique que depois destas duas tarefas cada grupo deverá apresentar o cartaz de sua campanha completo, que deverá ser colado e montado em uma folha de papel craft com tamanho suficiente para a montagem ou outra cartolina inteira.
  • Deixe claro que o grupo irá trabalhar com o aspecto artístico da campanha (imagem, desenhos , ilustrações, fotografias, pintura,etc) e gráficos do slogan (tipo de letra, tamanho, cor, espessura, etc).

Observações:

  • As cópias das campanhas devem ser previamente impressas para a sua apresentação ao final da aula.
  • Produza cartões/tiras de papel com os textos dos slogans digitados de forma padronizada para cada grupo.
  • Utilize a folha de cartolina como base para a construção dos cartazes pelas crianças, sendo dividida ao meio para cada metade do grupo. Ao final, deverá ser montada em uma cartolina inteira ou papel craft cujo tamanho seja suficiente para a montagem das duas partes da campanha produzida pelo grupo.
  • No momento da reescrita do slogan oriente os alunos para estar atentos ao aspectos gráficos e artísticos do slogan, como: tamanho da letra, cor, espessura, se é desenhada ou digitada, mais quadrada ou redonda, utilizando-se de materiais diversos .

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos, lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde”, slogans dessas campanhas em etiquetas, folhas de cartolina, desenhos de bichinhos, molde de mão, papéis em diferentes cores, molde de letras, letras móveis, revistas para recorte, lápis, tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e matrizes xerocadas (formatação do gênero).

Link para acesso à atividade de impressão:

Acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Distribuídos os slogans, peça aos alunos que iniciem o processo de leitura de forma compartilhada da tira de papel que receberam com o texto digitado.
  • Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento, ajudando os alunos a realizarem a leitura dos textos e sua compreensão.
  • Será um momento de discussão entre os integrantes do grupo para fazerem a relação dos textos lidos com as imagens de forma que percebam que o sentido do texto (da campanha como um todo) é composto e complementada pela imagem com o slogan, mantendo a coerência textual (verbal e não verbal).
  • Quando perceber que todos os grupos já fizeram a leitura dos textos, entregue para cada grupo os materiais que poderão ser utilizados, como: cartolina, revistas, letras móveis de diferentes tipos, molde de mãos, etc.
  • Peça a cada grupo para decidir quem irá trabalhar com a imagem que ilustra o slogan e quem ficará com a nova formatação da escrita do slogan.
  • Reparta ao meio a cartolina e entregue para cada subgrupo uma parte para que possam iniciar o trabalho.
  • Explique que ao final de cada parte pronta o grupo deverá montá-las numa cartolina inteira ou outro papel formando a campanha completa.
  • Estipule um tempo de 35 minutos para que organizem o que for preciso, partam para a produção e conclusão do trabalho.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que cada grupo apresente o seu cartaz, fazendo a leitura do slogan para toda a turma.
  • Numa próxima aula, poderá ser feita a revisão de cada cartaz, pois esta foi a primeira produção que fizeram de uma campanha.
  • É um momento para levá-los a perceber que as imagens estão relacionadas aos slogans das campanhas e que, complementando o sentido dentro do texto e levando o leitor à compreensão. Ressalte que o slogan pode ser formatado de diversas maneiras, com variação de letras, contendo ou não imagens, e cores para chamar a atenção do leitor.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, quantas palavras tem no texto, etc.
  • Escrever os textos considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita). É preciso mostrar aos alunos que escrevemos ou copiamos textos iniciando da esquerda para a direita na folha e de cima para baixo. E que para cada nova palavra a ser copiada devemos soltar um espaço entre elas.
  • Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos artísticos e gráficos do slogan. Após várias aulas e observações o aluno deve ser levado a concluir que podemos utilizar de recursos diferenciados numa campanha com a intenção de chamar a atenção do leitor para o que está sendo anunciado e divulgado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos, lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde”, slogans dessas campanhas em tiras com os textos digitados, folhas de cartolina A3, folhas de papel craft, desenhos de bichinhos, molde de mão, papéis em diferentes cores, molde de letras, letras móveis, revistas para recorte, lápis, tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e matrizes xerocadas (formatação do gênero).

Dificuldades antecipadas:

Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso à atividade de impressão:

Acesse aqui

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para os alunos qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma formando apenas 4 grupos. Nesses agrupamentos selecione alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos. (Esta seleção já pode ter sido pensada e escrita pelo professor com antecedência à aula para agilizar a organização dos grupos)
  • Para esta aula foram selecionadas 4 campanhas publicitárias cujo tema é saúde. Consta no arquivo para impressão (acesse aqui).
  • Distribua apenas um slogan de determinada campanha para cada grupo, impresso em uma tira de papel à parte, conforme mostrado no slide (cada grupo ficará com um tipo de slogan diferente dos demais).
  • Reserve a campanha completa (imagens relacionadas a esses slogans) para o momento do fechamento da aula.
  • Diga às crianças que a proposta da aula será a produção de um cartaz com a campanha completa a partir do slogan.
  • Explique que metade dos alunos de cada grupo irá produzir a imagem referente ao slogan e que a outra metade do grupo irá formatar esse slogan (reescrevê-lo). Será entregue uma cartolina para cada grupo que será dividida ao meio, para que sejam feitas essas duas propostas, mas pensando na campanha como um todo.
  • Explique que depois destas duas tarefas cada grupo deverá apresentar o cartaz de sua campanha completo, que deverá ser colado e montado em uma folha de papel craft com tamanho suficiente para a montagem ou outra cartolina inteira.
  • Deixe claro que o grupo irá trabalhar com o aspecto artístico da campanha (imagem, desenhos , ilustrações, fotografias, pintura,etc) e gráficos do slogan (tipo de letra, tamanho, cor, espessura, etc).

Observações:

  • As cópias das campanhas devem ser previamente impressas para a sua apresentação ao final da aula.
  • Produza cartões/tiras de papel com os textos dos slogans digitados de forma padronizada para cada grupo.
  • Utilize a folha de cartolina como base para a construção dos cartazes pelas crianças, sendo dividida ao meio para cada metade do grupo. Ao final, deverá ser montada em uma cartolina inteira ou papel craft cujo tamanho seja suficiente para a montagem das duas partes da campanha produzida pelo grupo.
  • No momento da reescrita do slogan oriente os alunos para estar atentos ao aspectos gráficos e artísticos do slogan, como: tamanho da letra, cor, espessura, se é desenhada ou digitada, mais quadrada ou redonda, utilizando-se de materiais diversos .

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos, lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde”, slogans dessas campanhas em etiquetas, folhas de cartolina, desenhos de bichinhos, molde de mão, papéis em diferentes cores, molde de letras, letras móveis, revistas para recorte, lápis, tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e matrizes xerocadas (formatação do gênero).

Link para acesso à atividade de impressão:

Acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Distribuídos os slogans, peça aos alunos que iniciem o processo de leitura de forma compartilhada da tira de papel que receberam com o texto digitado.
  • Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento, ajudando os alunos a realizarem a leitura dos textos e sua compreensão.
  • Será um momento de discussão entre os integrantes do grupo para fazerem a relação dos textos lidos com as imagens de forma que percebam que o sentido do texto (da campanha como um todo) é composto e complementada pela imagem com o slogan, mantendo a coerência textual (verbal e não verbal).
  • Quando perceber que todos os grupos já fizeram a leitura dos textos, entregue para cada grupo os materiais que poderão ser utilizados, como: cartolina, revistas, letras móveis de diferentes tipos, molde de mãos, etc.
  • Peça a cada grupo para decidir quem irá trabalhar com a imagem que ilustra o slogan e quem ficará com a nova formatação da escrita do slogan.
  • Reparta ao meio a cartolina e entregue para cada subgrupo uma parte para que possam iniciar o trabalho.
  • Explique que ao final de cada parte pronta o grupo deverá montá-las numa cartolina inteira ou outro papel formando a campanha completa.
  • Estipule um tempo de 35 minutos para que organizem o que for preciso, partam para a produção e conclusão do trabalho.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que cada grupo apresente o seu cartaz, fazendo a leitura do slogan para toda a turma.
  • Numa próxima aula, poderá ser feita a revisão de cada cartaz, pois esta foi a primeira produção que fizeram de uma campanha.
  • É um momento para levá-los a perceber que as imagens estão relacionadas aos slogans das campanhas e que, complementando o sentido dentro do texto e levando o leitor à compreensão. Ressalte que o slogan pode ser formatado de diversas maneiras, com variação de letras, contendo ou não imagens, e cores para chamar a atenção do leitor.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, quantas palavras tem no texto, etc.
  • Escrever os textos considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita). É preciso mostrar aos alunos que escrevemos ou copiamos textos iniciando da esquerda para a direita na folha e de cima para baixo. E que para cada nova palavra a ser copiada devemos soltar um espaço entre elas.
  • Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos artísticos e gráficos do slogan. Após várias aulas e observações o aluno deve ser levado a concluir que podemos utilizar de recursos diferenciados numa campanha com a intenção de chamar a atenção do leitor para o que está sendo anunciado e divulgado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano