Plano de Aula
Plano de aula: Luz e sombras: Brincando com objetos luminosos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz e sombra
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A proposta é fazer atividades com objetos luminosos que envolvemluz/sombra. Para isso, você pode usar recursos como retroprojetor, datashow, abajour, lâmpada spot ou outro que tenha disponível em sua escola. Selecione as músicas que serão utilizadas enquanto as sombras “dançam” na parede. Podemos colocar fotos impressas em transparências no retroprojetor ou colá-las na parede e direcionar as luzes nelas. Monte o espaço antecipadamente, organizando as transparências com fotos das crianças bem como os demais materiais e recursos necessários.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Luz e sombra: brincadeiras com lanterna (link)
Luz e sombra: brincadeiras com celofane (link)
Luz e sombras: brincadeiras com lençol (link)
Luz e sombra: vamos fugir ou pegar? (link)
Luz e sombras: brincando com objetos luminosos (link)
Materiais:
Retroprojetor (datashow ou outro tipo de lâmpadapara obter os objetos luminosos), aparelho de som (rádio, caixa de som ou celular com música), transparências com fotos das crianças impressas, objetos diversos (talheres, pratos, copos, bolas, bambolês, tecidos, elementos da natureza como galhos, gravetos, pinhas, folhas, pedras etc.).
Espaços:
Prepare um local aconchegante para que todo o grupo de bebês possa sentar na sala, se assim desejarem, de frente para o recurso que irá reproduzir os objetos luminosos. Use tapetes, colchonetes, almofadas, pufes, travesseiros, ou outro material que você tenha disponível para acomodar as crianças. Apague as luzes e feche as cortinas. Se achar necessário, coloque cobertores nas janelas, para ficar mais escuro. Direcione a luz para a parede e posicione-se ao lado do retroprojetor ou da lâmpada, para que você possa mudar as transparências e objetos. Organize de um jeito atraente os cantos de atividades, um com bolas, bambolês e tecidos e outro com elementos da natureza. Esses cantos ficarão disponíveis para que as crianças tenham acesso quando desejarem. Deixe espaço livre entre os cantos, para os bebês circularem sozinhos, com os pares ou com a ajuda do professor, se necessário.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
De que forma os bebês perceberam e/ou ampliaram a percepção das possibilidades e limites de seu corpo nas brincadeiras com objetos luminosos?
Que tipos de explorações as crianças fizeram durante a atividade? (manipulação, experimentação, arrumação e deslocamentos de si e dos objetos...)
Como interagiram durante a atividade: as crianças imitam as outras? Imitam os adultos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cadacriança ou do grupo. Organize para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Incentive a participação de todas. Auxilie quando necessário, garantindo que todas estejam em atividade, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.
O que fazer durante?

1
Convide todo grupode bebês para se aproximar e apresente o material. Explique a proposta e permita a livre exploração. Se posicione ao lado do retroprojetor ou lâmpada. Garanta que os bebês menores estejam acomodados de forma confortável, próximos ao grupo todo e de maneira que possam fazer tentativas de locomoção até os objetos de interesse, quando necessário. É importante que um adulto acompanhe as crianças nesse momento, enquanto outro realiza os movimentos com a lâmpada nas transparências. Apresente as fotos dos bebês de forma atrativa, chamando atenção com variações na entonação de voz e gestos de surpresa. Seja um mediador para as descobertas dos bebês. Permita que explorem os materiais por um tempo e observe atentamente seus gestos,expressões e iniciativas de interação. Apoie as ações deles, evitando ao máximo dirigir as iniciativas. Aproxime-se fazendo comentários como:
“Olhem, quem é este aqui? Vocês conhecem? Será que é ele mesmo? Como está grandão! E agora, quem é? Parece que todos cresceram”.
Possíveis ações das crianças neste momento: ao ver sua imagem refletida na parede, um dos bebês bate palmas, demonstrando se reconhecer. Outra criança que está de pé ao lado, aponta o dedo em direção ao amigo fazendo a associação entre ele e a imagem.
2
Interaja com os bebês que se aproximam do projetor de luz, incentivando que pequenos grupos venham dançar einteragir com as sombras na parede. Coloque uma seleção de músicas para tocar. Oportunize que cada bebêmovimente o corpo, seja balançando os braços ou batendo palmas, para que percebam e relacionem seus movimentos com os das sombras. O professor que está no tapete com os bebês incentiva os que não se locomovem com autonomia a dançar e cantar a música, assim como bater palmas, por exemplo. Faça movimentos de balanço com o corpo em frente à luz, instigando a observação bem como a imitação em relação às sombras na parede. Registre através de fotos, vídeos, ou escrita de palavras chave, o que facilitará a continuidade da documentação pedagógica após o término da atividade. Faça comentários para desafiar a percepção deles.
Possíveis falas do professor nesse momento: Olhem minha sombra que interessante, venham ver! E a sombra de vocês? Onde ela está? Sumiu? Achou? Olhem, minha sombra está parada agora. Eu me mexo e ela se mexe também, está me imitando!
3
Após esse momento de descobertas e explorações iniciais, chame uma das crianças que esteja envolvida na exploração dos cantos e solicite que traga um dos objetos para pesquisa no suporte de luz (retroprojetor ou o que estiver sendo usado). É provável que, observando essa ação, mais bebês tragam objetos dos cantos e tentem colocá-los no mesmo lugar. Facilite essas ações de forma que todos tenham chance de explorar, interagindo com os objetos luminosos. Apoie e valideas diferentes brincadeiras e as formas de pesquisa iniciadas pelas crianças. Convide uma delas para trazer algum elemento da natureza que esteja explorando e colocá-lo próximo a lâmpada ou em cima do retroprojetor. Chame atenção para a sombra refletida. Com outras crianças, proponha que coloquem o objeto no chão, perto da parede e mais distante da lâmpada, levantando comparações que instiguem hipóteses e novas explorações para verificação.Encoraje os bebês em ações nesse sentido, evitando dirigi-los. Permita a livre expressão da criança e facilite suas descobertas. Chame a atenção de todo o grupo para essas ações e vivências, com a intenção de que, se assim desejarem, possam fazer o mesmo.
Para finalizar:
Para encerramento da atividade, com 10 minutos de antecedência, avise qual será a próxima proposta. Convide o grupo de bebês para ajudar na organização da sala. Acenda as luzes e abra as cortinas. Leve as caixas até os bebês, para que guardem os brinquedos bem como os elementos da natureza. Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada criança possa guardar os objetos em seus lugares. Valorize e encoraje todas as iniciativas nesse sentido!
Desdobramentos
Variações possíveis para essa brincadeira:
1) Uma ideia interessante é a construção de caixas de luz. Você pode utilizar caixas de sapato, substituindo o retângulo da tampa de cima por papel celofane colorido. Dentro da caixa você pode colocar uma lanterna ou até mesmo o celular com a lanterna ligada. É só direcionar a luz, como se fosse uma lanterna colorida!
2) Para aqueles que não possuem datashow, é possível a construção de um pintando uma caixa de sapato com tinta preta e recortando um círculo na parede lateral da caixa. Nesse círculo, cole uma lupa. Você poderá passar imagens ou vídeos colocando o celular ligado com a imagem de ponta cabeça dentro da caixa, em direção à lente da lupa. Direcione a lupa na parede, assim como fez com o retroprojetor.
3) Para quem entende um pouquinho de instalação elétrica, é possível fazer um canhão de luz usando um cone de trânsito. Forre dentro dele com papel alumínio e encaixe uma lâmpada branca, deixando que o fio da lâmpada saia pela outra extremidade e seja ligado na tomada. Há muitas ideias interessantes e criativas na internet, é só pesquisar!
Engajando as famílias
Durante as atividades, registre, através de fotos e vídeos, divulgando posteriormente em reuniões iniciais com as famílias, para mostrar como funciona a unidade e quais são as propostas da turma.
Monte uma exposição com fotos, incluindo imagens e suas impressões sobre a proposta. Essa atividade também pode fazer parte dos portfólios, jornais informativos, álbum do bebê ou outras formas de registro utilizadas pela escola.
Faça um bilhete às famílias solicitando fotos dos bebês com seus familiares Passe essas fotos para as transparências e utilize no lugar das fotos só dos bebês. Se possível, exponha no dia da reunião para que as famílias possam apreciar suas imagens sendo refletidas na parede, ao lado desse registro descrito acima, que explica todo percurso da proposta.
Apresente a proposta
Grave um breve vídeo cantando uma música que animava seu grupo na escola, como, por exemplo, a da “cobrinha que gostava de se esconder”. Use um graveto ou mesmo o seu braço para fazer a sombra projetada com a luz do celular ou luz natural, de acordo com o que tenha disponível em casa, em uma superfície diferente, como, por exemplo, um espelho. Busque fotos na internet com ideias para repertoriar as famílias (o site Tempo Junto tem muitas ideias bacanas). Se tiver fotos de momentos na escola, envie também, o que será ainda mais significativo. Encerre com um convite: “Que tal brincar de dançar com luz e sombras aí em casa com a música preferida da família?” Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Sugira que escolham uma música que costumam cantar com o bebê. Oriente que usem o celular para tocar, cantando junto, ou apenas que cantem entre eles. Sugira que usem a lanterna do celular como foco de luz para fazer a sombra. Se não houver essa disponibilidade, poderão usar uma entrada de luz natural e movimentar o objeto, fazendo a “dança” na parede ou chão de acordo com o espaço disponível.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê em diversas investigações com a canção e o movimento com a luz e as sombras produzidas, conforme a atividade se encaminhar. É importante orientar que permitam que o bebê explore o local a partir de seus interesses, auxiliando na movimentação caso seja necessário, e estejam atentos às reações, nomeando e validando as iniciativas dos bebês. Oriente também que cantem junto, se divirtam com os movimentos do objeto, do corpo e da sombra. Desta forma, esse momento de interação familiar irá aproximar e estreitar os elos de carinho e confiança entre os envolvidos.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a realizar o registro da atividade comentando como foi a vivência. Você poderá reuni-los em uma apresentação digital e compartilhá-los com as demais famílias para que se sintam estimuladas a participar também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com essas imagens da atividade em família e exponha na escola. Esse material se tornará um valioso recurso ao evocar memórias afetivas de casa, fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de retomada do convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro
Corpo, gestos e movimentos Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base:
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática:
Elemento de grande impacto emotivo para as crianças, que gera surpresa, mistério, encanto e diversão. As crianças em frente à ‘luz e sombra’ realizam diversos gestos em busca do desejo de tocar, capturar e transformar tais fenômenos. A sombra é uma oportunidade para se conhecer através de sua imagem projetada, que por vezes é privada de informações figurativas. Também é uma forma de conhecer o outro, de maneiras diversas – sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas.