Atividade para impressão - Bilhete para as famílias - EDI_14UND01
Plano de Aula
Plano de aula: Luz e sombra: brincadeiras com lanterna
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz e sombra
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Separe os materiais antecipadamente e prepare o espaço com cabanas.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Luz e sombra: brincadeiras com lanterna (link)
Luz e sombra: brincadeiras com celofane (link)
Luz e sombras: brincadeiras com lençol (link)
Luz e sombra: vamos fugir ou pegar? (link)
Luz e sombras: brincando com objetos luminosos (link)
Materiais:
Sugestões de materiais: lanternas e tecidos escuros para a montagem de cabanas.
Espaços:
Prepare a sala e deixe-a com as luzes apagadas e com as cortinas fechadas. Monte duas cabanas com tecidos colocados em cima das mesas. Os tecidos devem cobrir toda a mesa, para garantir um espaço escuro dentro. Fora das cabanas, deixe duas ou três lanternas apagadas. Coloque mais duas lanternas dentro de cada cabana, uma acesa e outra apagada. Fora delas, deixe disponível também outros cantos de atividades, com brinquedos já conhecidos pelas crianças, para que tenham acesso quando necessário. Deixe espaço livre entre as cabanas, para os bebês circularem (sozinhos, com os pares ou com a ajuda do professor).Fique com uma lanterna para usá-la com os bebês que preferirem não entrar nas cabanas e que precisarão de sua companhia nesse momento, para fazer exploração por aproximação gradativa, de acordo com a aceitação.
Tempo sugerido:
De 40 a 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Qual foi reação inicial dos bebês diante da proposta? O que mais provocou interações?
Como osbebês se relacionamcom a luz? E com as sombras? Que tipo de explorações as crianças fizeram?
Comoa proposta motivou as crianças a se entreter com novas pesquisas exploratórias?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.Convide todos para entrar nas cabanas, brincar com a luz e com a sombra, acompanhando e oferecendo sua presença. Auxilie as crianças, se necessário, a segurar a lanterna, garantindo que todas possam estar em atividade, de acordo com preferências, ritmos e possibilidades.
O que fazer durante?
1
Fale sobre a atividade e já convide todo o grupo de bebêspara entrar na sala, distribua as lanternas para que façam uma pesquisa exploratória com esse objeto. Deixe que os bebês explorem as lanternas e tentem acionar o botão para acendê-la. Com os bebês menores, caso não consigam, acenda e apague a lanterna para que possam ver como é e repitam a ação.
2
Nesse momento, o grupo todo estará envolvido em diferentes explorações. Preste atenção e assim que um bebê se aproximar da cabana, ressalte a ação dele e fale para os demais, chamando positivamente aatenção da turma para isso. Assim, possivelmente, mais bebês entrarão na cabana, dando margem para que você os observem e vá narrando descobertas a partir das explorações deles. Se possível, faça registros em fotos ou em vídeos. Após o término da atividade, complemente com os registros escritos.
Há um grande interesse por parte dos bebês na existência da luz, sendo importante a exploração desse objeto (lanterna) em diversos ângulos e direções, dentro da cabana, assim como ocorreu fora dela. É possível que um dos deles ache divertido direcionar a lanterna para outro bebê ou para o professor. Aproveite para destacar essa ação, com a intenção de que outros também realizem mais explorações.
Possíveis falas do professor neste momento:Olhe seu amigo, como está diferente! Vamos ver o que é isso no rosto dele?
Possíveis ações das crianças neste momento: Outros bebês se aproximam para ver, tentando pegar a luz. E um deles dirige o foco de luz da lanterna, que está em sua mão, para o rosto do professor.
Possíveis falas do professor neste momento: Nossa, o que é isso em mim? Quem quer pegar a luz? Também fiquei diferente, venham ver!
3
Ofereça outras formas de exploração com luz e sombra individualmente e/ou ao grupo menor que se encontra do lado de fora, por exemplo:Mostre a lanterna individualmente, fora da cabana, acendendo e apagando a luz. Diga: Veja que lindo! Que mágico!
Convide o bebê para entrar, acompanhando-o, caso ele queira. Diga: Vamos entrar na cabana? Quer que eu entre com você?
Recorte uma janela no tecido da cabana, para que o bebê observe e participe do lado de fora: você pode pegá-lo no colo e incentivá-lo a olhar pelo vão, direcionando a luz por meio dele, nos objetos e nas outras crianças.
Outra sugestão é que você incentive um bebê a observar os outros; comente com ele o que eles estão fazendo do lado de dentro, por exemplo: Olhe, seu amigo está brilhando!
Enquanto você realiza essa ação individual ou em um pequeno grupo, oportunize às outras crianças que brinquem com as lanternas e circulem entre as cabanas, explorando possibilidades de luz e sombra.
Para finalizar:
Para encerramento da atividade, com dez minutos de antecedência, informe qual será a próxima proposta e chame todos para a organização dos materiais. Você pode cantar uma canção nesse momento, por exemplo “Nós vamos arrumar a bagunceira”, de Fabiana Goddoy.Convide os bebês para que saiam da cabana dizendo: Vamos ver como está lá fora? Quem vai me ajudar a guardar os brinquedos?
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS