Plano de aula: Encontros e despedidas: dia de história

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Encontros e despedidas

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta atividade será realizada na entrada ou saída das crianças e deve ser preparada no ambiente externo da escola. Escolha um bem aconchegante! Separe tapetes ou colchonetes, almofadas e livros. Você pode separar fantoches para representar uma história escolhida previamente. Uma sugestão é disponibilizar títulos de ampla difusão cultural, por exemplo, histórias clássicas, para facilitar a participação e o envolvimento dos familiares.
Informe à família previamente sobre a proposta por meio de um bilhete. Assim, eles se organizam para ficar alguns minutos a mais. Podem surgir situações delicadas, como um bebê chorar quando o familiar precisar sair. Fique atento e acolha com olhares cuidadosos e diálogo.

Materiais:

Almofada, tapete, livros, fantoches e a história a ser utilizada com os fantoches.

Espaços:

Organize o espaço em ambiente externo de maneira atrativa e confortável. Delimite o local com o tapete e as almofadas. Deixe livros e fantoches próximos a você, de fácil acesso para o manuseio.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi a interação dos bebês com adultos na chegada à escola?

2. De que forma os bebês demonstraram gostos e preferências pelos livros?

3. Como foi a comunicação dos bebês? Usaram balbucios, falas ou outras formas de expressão? Ao final da brincadeira, como se despediram dos familiares?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos tenham oportunidade de explorar o espaço. Proponha apoios e adaptações necessárias para atender às necessidades de cada um.Fique atento para não criar, sem intenção, uma situação constrangedora durante a atividade de leitura das famílias para os bebês. Priorize livros com imagens para que seja possível a inclusão de familiares não alfabetizados.

O que fazer durante?

1

Para esta atividade é importante que haja mais de um professor no ambiente escolhido, pois ela deve ser feita com todo o grupo, de modo que todas as crianças sejam acolhidas no período da entrada. Converse com cada bebê durante a chegada deles, informando que o responsável vai ficar um pouco com a turma e depois vai embora.

2

Convide os responsáveis para ir com os bebês até a sala de referência para guardar as mochilas e retornar para a realização da atividade. Comece mostrando os livros para os bebês e convide-os para se aproximar. Permita que escolham os livros livremente. Incentive o adulto a fazer a leitura do livro escolhido para o bebê. Garanta que os bebês que não engatinham tenham apoio para sentar e observar os outros bebês e a história. Observe como eles se comunicam, exploram as atividades e interagem com os adultos e com os outros colegas.

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode pegar vários livros e ficar olhando todos eles até escolher um.

3

Observe os bebês, de que forma estão explorando os livros e como demonstraram seus gostos e preferências. Em duplas ou trios, proponha às crianças que mostrem quais histórias gostam e quais conhecem. Chame o familiar para participar. Apoie as ações dos bebês, mas sem propor a iniciativa. Faça comentários como: Olhe este livro, que legal. Você quer ouvir essa história comigo? Registre esses momentos com fotos e filmagens das explorações e interações que estão acontecendo, para fins de documentação pedagógica.

Possíveis ações do bebê: O bebê pega o livro, olha, vira algumas páginas e tenta levá-lo à boca. O bebê abre o livro e utiliza palavras ou balbucios para ler a história.

4

Incentive os responsáveis a ler mais histórias para os bebês e informe que eles podem pegar outros livros. Priorize histórias de ampla difusão social, para que todos possam participar. Procure interagir com os bebês, sentando-se próximo a eles nos espaços. Observe atentamente os interesses e gostos das crianças, verificando as preferências delas, de que forma se expressam e como se comunicam.

Falas do professor neste momento: Você está gostando desse livro? Vamos escolher outro?

Para finalizar:

Para finalizar chame o grupo todo e faça a leitura de uma história. Após a leitura informe aos bebês e aos responsáveis em dez minutos os familiares das crianças irão se despedir e voltar depois para buscá-las. Acolha os bebês por meio do diálogo ou com um olhar mais cuidadoso para aqueles que demonstrarem sentimentos por meio do choro. Utilize os fantoches para a dramatização da história previamente selecionada por você.