Atividade para impressão - Ficha de avaliação - LPO9_04SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: A composição de uma biografia romanceada - revisão
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Materiais necessários: Material de usos cotidiano: papel e caneta ou computador com programa de edição de textos.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em adequar o texto ao tamanho ao proposto para o projeto (máximo de 2 páginas); oriente os alunos na seleção dos conteúdos/ imagens que comporão o capítulo da biografia para que não ultrapasse a extensão pretendida, advertindo-os de que os textos comporão uma coletânea que será compartilhada com a comunidade escolar ficando, posteriormente, em exposição na biblioteca da escola.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos e explique à classe que eles deverão produzir a segunda versão dos textos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Comunique os alunos que eles assistirão a uma animação chamada “Aprender a aprender”.
- Exiba o vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
- Após a exibição, pergunte à classe: Vocês consideram importante haver um segundo olhar sobre as coisas que produzem? Por quê? Espera-se que os alunos percebam que a experiência advinda da prática de refacções pode conduzir a resultados finais mais elaborados.
- Após ouvir as respostas, ressalte a importância do processo de revisão nos textos, cuidando para que eles não se sintam desestimulados diante da necessidade de se produzir mais de uma versão de um texto, até que se alcance o formato ideal.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1. Peça aos alunos que troquem, com outra equipe, as primeiras versões dos textos, já ajustados com ajuda da grade de avaliação distribuída na aula anterior.
2. Peça a cada grupo que avalie o texto de outra equipe, preenchendo, novamente, a grade disponível em materiais complementares. Observe que essa nova versão da grade traz um campo extra, para que os alunos escrevam sugestões para aprimorar o trabalho dos colegas.
3. Permita que as equipes façam marcações no próprio texto, caso seja necessário.
4. Oriente-os a fazer essas anotações a lápis, de forma clara e objetiva, circulando passagens ou inserindo comentários nas margens dos textos.
3- Reserve cerca de 15 minutos para a análise dos times e peça que os textos sejam devolvidos às equipes originais.
Materiais complementares:
Para cópias da grade de avaliação, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite às equipes que leiam, com atenção, os comentários feitos pelo outro time.
- Na sequência, peça que um integrante de cada equipe que executou a avaliação se junte ao grupo que produziu o texto, para fornecer mais informações acerca das modificações propostas.
- Estimule a interação entre eles.
- Por fim, peça a cada equipe que proceda às alterações propostas. Caso o tempo não seja suficiente, a atividade será concluída em casa.
- Agende uma data para entrega da segunda versão, que deverá ocorrer antes da aplicação da próxima etapa desta sequência, para que você tenha tempo de analisar os textos e fazer os últimos comentários.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia os combinados com a classe e esclareça possíveis dúvidas.
- No caso de as equipes optarem por empregar cópias de fotos do acervo do biografado, instrua-os com os cuidados necessários com o material que, provavelmente, tem valor afetivo.
- Caso você opte por um padrão único para a apresentação dos trabalhos, este é o momento de combinar os detalhes com os alunos, como definição das margens, tamanho e tipo das fontes, espaçamento, entre outros.
- Encerre a aula comunicando à classe que a produção será finalizada no próximo encontro, em que também serão acertados os detalhes do lançamento da coletânea.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.
Introdução
Envie aos alunos o vídeo disponível no slide Introdução e pergunte, por meio de áudio ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma, se consideram importante haver um segundo olhar sobre as coisas que produzem. Oriente-os a enviar as respostas pelo WhastApp, dando um prazo breve para que eles respondam à questão. Ressalte ainda a importância do processo de revisão dos textos.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que os grupos troquem os seus textos com os outros grupos, enviando-os por e-mail ou compartilhando os arquivos por meio do Google Docs (nesta ferramenta, é possível que os colegas façam comentários e deem sugestões). Feito isso, oriente que eles façam, em grupo (discutindo no coletivo), uma revisão comentada dos textos dos outros grupos, apontando o que pode ser aprimorado na primeira versão da biografia romanceada (verifique, no plano 13 desta sequência de atividades, os critérios de avaliação). Quando as revisões acabarem, peça que os alunos de cada grupo retomem as suas produções, leiam os comentários deixados pelos colegas dos outros grupos e escrevam, assim, uma segunda versão, aprimorando o texto.
Fechamento
Envie a cada grupo, por meio de áudio, algumas novas orientações: peça que eles finalizem a produção da segunda versão e que procurem, na internet, uma imagem para ilustrar a biografia romanceada. Encerre a aula comunicando à classe que a produção será finalizada no próximo encontro, em que também serão acertados os detalhes do lançamento da coletânea.
Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula estabelecendo diálogos produtivos com os alunos. Convide a família a revisar a produção dos alunos, verificando a coerência dos textos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A composição de uma biografia romanceada - revisão
Finalidade da aula: Redigir a segunda versão de um texto para compor um capítulo de uma biografia romanceada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Biografia romanceada/ Entrevista oral
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais/ Textualização
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP06), (EF69LP07)
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Materiais necessários: Material de usos cotidiano: papel e caneta ou computador com programa de edição de textos.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em adequar o texto ao tamanho ao proposto para o projeto (máximo de 2 páginas); oriente os alunos na seleção dos conteúdos/ imagens que comporão o capítulo da biografia para que não ultrapasse a extensão pretendida, advertindo-os de que os textos comporão uma coletânea que será compartilhada com a comunidade escolar ficando, posteriormente, em exposição na biblioteca da escola.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em