Atividade para impressão - Trecho entrevista - LP09_04SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Entrevista oral para coleta de dados - Parte II
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.
Materiais necessários: Acesso à internet, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em efetuar a seleção do que merece ser colocado na biografia; ajude-os nesse recorte e sugira a consulta a outras pessoas próximas ao biografado, que podem revelar-se excelentes fontes de pesquisa.
Referências sobre o assunto:
BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; ESPINAR, Gema Sanz. Coleta, transcrição e análise de produções orais. In: BRUM-DE-PAULA, M.R.; SCHERER, A.E.; PARAENSE, S.C.L. (Orgs.). Letras, nº 21. Santa Maria: PPGL Editores, 2002. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/laboratorioelo/files/2014/05/corpora.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz - Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017,
MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007,
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para a classe e informe os alunos que, nesta etapa, iremos transcrever as entrevistas realizadas anteriormente.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Exiba o trecho inicial dessa entrevista aos alunos (do seu início até os 4min e 29 segundos), em que Ruy Castro fala da importância de se considerar aspectos jornalísticos, históricos e literários na composição de uma biografia romanceada. Acesse o vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ThQquit4lFA.
- A seguir, pergunte aos alunos: “Como vocês avaliam a linguagem empregada por Ruy Castro, nessa entrevista: formal? coloquial? há marcas de oralidade?”. Espera-se que os alunos percebam que, por se tratar de uma entrevista oral, em que o entrevistado parece estar bem à vontade, as marcas de oralidade estão presentes e a linguagem é, portanto, bastante coloquial.
- Se necessário, retome o conceito de marcas da oralidade com a turma: transcrição do falar cotidiano na escrita. As gírias, abreviações, repetições não intencionais fazem parte das marcas da oralidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Ainda reunidos em grupos, distribua cópias desse texto aos alunos, cujo arquivo está disponível nos materiais complementares.
- Torne a exibir o trecho compreendido entre 0 min 58 seg e 2 min 02 segundos.
- A seguir, pergunte aos alunos:
- Caso vocês tivessem que transcrever esse trecho da entrevista com o objetivo de publicá-lo em uma revista, que alterações fariam? Espera-se que eles percebam que algumas marcas podem ser mantidas, especialmente as mais significativas, mas repetições não intencionais, que não carreguem nenhum sentido implícito, devem ser descartadas.
- Esclareça os alunos que, dependendo da finalidade da transcrição de certos textos orais, adaptações são necessárias para adequá-los à modalidade escrita. Deixe claro, porém, que isso depende do objetivo proposto. Esclareça a diferença tomando como exemplo a transcrição de anedotas e causos, em que as marcas da oralidade devem ser preservadas, ao contrário do propósito de publicação de uma entrevista em uma revista especializada. Assim, no exemplo acima, certas marcas de oralidade, como (né, cê, é, ué, tamos, por exemplo) poderiam ser omitidas.
Materiais complementares: Para ter acesso ao texto, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Ainda em grupos, peça aos alunos que retomem as entrevistas que produziram, fazendo transcrições das passagens que considerem importantes. Deixe claro que os alunos podem optar pelo uso do discurso direto ou indireto, dependendo da forma como pretendem estruturar o capítulo da biografia romanceada (citação direta ou indireta da fala do biografado). Se houver necessidade, retome esses conceitos, relembrando os alunos que o discurso direto refere-se à produção de maneira direta da fala dos personagens, ou seja, sua reprodução integral e literal, enquanto que o discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem, contando com a influência do narrador. Nesse caso, os tempos verbais devem ser modificados para facilitar o entendimento quanto à pessoa que fala, além de haver a citação do nome (ou outro tipo de referência) de quem proferiu o discurso.
- Peça à turma que verifique a eventual necessidade de se buscar mais informações, através de pesquisas ou consulta a pessoas próximas ao biografado; caso seja necessária alguma pesquisa complementar, ampliemos prazo para a realização da atividade, que poderá durar mais do que o previsto.
- Permita que eles trabalhem nessa atividade até o momento do fechamento da aula. Caso a atividade não seja finalizada, peça aos alunos que concluam a transcrição como tarefa de casa e apresentem em data pré-determinada.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Esclareça aos alunos que, na próxima aula da sequência, o processo de redação das biografias será iniciado.
- Para encerrar a aula, leia os combinados para a sala, esclarecendo possíveis dúvidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.
Introdução
Envie aos alunos o vídeo da entrevista de Ruy Castro e peça que eles observem a linguagem. Mostre como a oralidade está presente nesse tipo de atividade. Peça, por meio de áudio ou mensagem de texto, que os alunos retornem aos grupos formados na aula anterior desta sequência de atividades.
Desenvolvimento
Disponibilize aos grupos o texto do primeiro slide de Introdução (fala espontânea de Ruy Castro) perguntando a eles o que eles alterariam na linguagem para adaptá-lo ao gênero entrevista. Depois que os grupos discutirem a essa questão, explique que, na entrevista, é preciso ter marcas de oralidade, mas o excesso deve ser evitado (dê os exemplos e as explicações presentes nas instruções). Depois disso, peça que os grupos que fizeram a entrevista de forma síncrona (Zoom, Google Meet, captura de sons pelo WhatsApp etc.) façam a transcrição dos materiais obtidos. Coloque um prazo para que os grupos finalizem essa atividade.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio afirmando aos alunos que, na próxima aula, eles irão redigir a entrevista.
Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula estabelecendo diálogos produtivos com os alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista Isabel Fernandes
Título da aula: Entrevista oral para coleta de dados - Parte II
Finalidade da aula: Selecionar e transcrever informações importantes, obtidas durante a entrevista oral, para a composição de um capítulo de uma biografia romanceada.Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Biografia romanceada/ Entrevista oral
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais/ Planejamento e produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP10), (EF69LP11), (EF69LP12).
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.
Materiais necessários: Acesso à internet, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em efetuar a seleção do que merece ser colocado na biografia; ajude-os nesse recorte e sugira a consulta a outras pessoas próximas ao biografado, que podem revelar-se excelentes fontes de pesquisa.
Referências sobre o assunto:
BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; ESPINAR, Gema Sanz. Coleta, transcrição e análise de produções orais. In: BRUM-DE-PAULA, M.R.; SCHERER, A.E.; PARAENSE, S.C.L. (Orgs.). Letras, nº 21. Santa Maria: PPGL Editores, 2002. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/laboratorioelo/files/2014/05/corpora.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz - Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017,
MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007,
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.