Plano de Aula

Plano de aula: Entrevista oral para coleta de dados - Parte II

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.

Materiais necessários: Acesso à internet, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em efetuar a seleção do que merece ser colocado na biografia; ajude-os nesse recorte e sugira a consulta a outras pessoas próximas ao biografado, que podem revelar-se excelentes fontes de pesquisa.

Referências sobre o assunto:

BRUM-DE-PAULA, Mirian Rose; ESPINAR, Gema Sanz. Coleta, transcrição e análise de produções orais. In: BRUM-DE-PAULA, M.R.; SCHERER, A.E.; PARAENSE, S.C.L. (Orgs.). Letras, nº 21. Santa Maria: PPGL Editores, 2002. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/laboratorioelo/files/2014/05/corpora.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz - Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017,

MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007,

PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a classe e informe os alunos que, nesta etapa, iremos transcrever as entrevistas realizadas anteriormente.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos