Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Exemplos de biografias romanceadas diversas, contemplando os dois aspectos descritos acima, que devem ser providenciados com antecedência para o bom andamento da aula.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos não cumpram a tarefa solicitada na aula anterior: trazer biografias romanceadas para compartilharem com a sala. Nesse caso, providencie alguns títulos para que os alunos tenham mais obras para manusear.

Ao entrar em contato com determinados textos, os alunos podem apresentar certa dificuldade na compreensão de determinadas palavras; tenha dicionários em mãos para dirimir essa dificuldade.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Explicar aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, a opção do biógrafo em seguir uma progressão temática (abordar um período específico da vida do biografado, a partir de um acontecimento específico) ou temporal (relatando toda a trajetória de vida da personalidade/celebridade destacada).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos