Plano de Aula

Plano de aula: Entrevista oral para coleta de dados

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Biografia romanceada/Entrevista oral e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, é feita a difusão de conhecimentos e contribui com a formação de opinião.

Materiais necessários: Data show, caixas de som, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades no momento de abordar o entrevistado realizando perguntas objetivas e fazendo intervenções no roteiro programado - acréscimo ou supressão de perguntas - quando necessário. Neste caso, instrua-os sobre a postura adequada do entrevistador e a eventual necessidade de se adaptar o roteiro predefinido.

Referências sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e informe a eles que, nesta etapa, discutirão a postura ideal que o entrevistador deve ter ao realizar entrevistas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos