Plano de Aula

Plano de aula: Entrevista oral para coleta de dados

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Biografia romanceada/Entrevista oral e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, é feita a difusão de conhecimentos e contribui com a formação de opinião.

Materiais necessários: Data show, caixas de som, equipamento para gravação de áudio e vídeo (filmadora, celular, máquina fotográfica).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades no momento de abordar o entrevistado realizando perguntas objetivas e fazendo intervenções no roteiro programado - acréscimo ou supressão de perguntas - quando necessário. Neste caso, instrua-os sobre a postura adequada do entrevistador e a eventual necessidade de se adaptar o roteiro predefinido.

Referências sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto - São Paulo: FTD, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (organizadoras) - Gêneros textuais e ensino - São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali - Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio - Da fala para a escrita: Atividades de retextualização - 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e informe a eles que, nesta etapa, discutirão a postura ideal que o entrevistador deve ter ao realizar entrevistas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos