Atividade para impressão - Tabela de funções I - LPO9_04SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: A biografia romanceada - finalização, circulação e divulgação das produções
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é última aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto. Observe que a entrevista oral teve como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Versões anteriores das biografias produzidas, material de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade na produção da versão final de seus textos, assim como em identificar seus papéis durante o processo de circulação da coletânea; auxilie-os no momento da reescrita, circulando entre os grupos. Em relação à circulação dos textos, prepare os alunos para atender, adequadamente, o público presente no lançamento da coletânea de biografias, que pode ser feito no horário anterior ou posterior às aulas ou em um intervalo previamente acordado com a direção da escola. Deixe claro a cada aluno o papel de cada um: quem ficará responsável pelos convites aos biografados para que prestigiem o evento, quem serão os recepcionistas, quem explicará a sequência e propósito do trabalho.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html .Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf. Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para a classe e explique que é o momento de se finalizar as versões do texto e pensar na circulação das coletâneas que serão produzidas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO