Plano de aula: O papel coesivo dos marcadores espaciais em biografias romanceadas

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado através do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Através das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, Mapa-múndi (projete uma imagem do mapa ou traga o próprio mapa para a sala); cópias de textos, cópias de série de exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a função dos pronomes e advérbios como importantes marcadores espaciais; nesse caso, talvez seja necessário recordar as funções dessas classes morfológicas para garantir a coesão textual. Além disso, espera-se que os alunos já tenham domínio sobre os conceitos de coesão e coerência; caso julgue necessário, retome o sentido dos termos: coesão - ligação harmoniosa entre as partes, utilizada na gramática como forma de obter um enunciado claro e de fácil compreensão; coerência - sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018

TEIXEIRA, José. De cá para lá e de aqui para aí: rede de valores semânticos dos marcadores espaciais cá/lá/(acolá) e aqui/aí/ali. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4579.pdf>. Acesso em 23 out. 2018.

Para maiores informações sobre “coerência”, acesse https://www.significados.com.br/coerencia/

Para maiores informações sobre “coesão”, acesse https://www.significados.com.br/coesao/

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos e questione a turma sobre o significado de “marcadores espaciais”.
  • Caso julgue necessário, retome o conceito com a classe, explicando aos alunos que, nas biografias romanceadas, os marcadores espaciais servem para situar o leitor no espaço em que se passa a narrativa.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos