Plano de Aula

Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - I

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Cópias do capítulo 57 da obra O jovem Martin Luther King; trecho da manchete sobre a prisão de Martin Luther King Jr., publicada no jornal Correio da Manhã, em 12 de junho de 1964; matéria escrita pelo pesquisador e biógrafo Bráulio Tavares, acerca do gênero biografia romanceada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em identificar traços de subjetividade na biografia romanceada. Nesse caso, aborde os conceitos de fato e opinião para auxiliar os alunos nessa diferenciação.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações:

1- Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que o objetivo neste momento é ampliar o estudo das biografias romanceadas, analisando os elementos narrativos comuns ao gênero e estabelecendo a diferença entre fato e opinião.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos