Atividade para impressão - O Jovem Martin Luther King
Plano de Aula
Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - I
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Cópias do capítulo 57 da obra O jovem Martin Luther King; trecho da manchete sobre a prisão de Martin Luther King Jr., publicada no jornal Correio da Manhã, em 12 de junho de 1964; matéria escrita pelo pesquisador e biógrafo Bráulio Tavares, acerca do gênero biografia romanceada.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em identificar traços de subjetividade na biografia romanceada. Nesse caso, aborde os conceitos de fato e opinião para auxiliar os alunos nessa diferenciação.
Referências sobre o assunto:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 min
Orientações:
1- Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que o objetivo neste momento é ampliar o estudo das biografias romanceadas, analisando os elementos narrativos comuns ao gênero e estabelecendo a diferença entre fato e opinião.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
1- Retome com os alunos a noção de que as biografias romanceadas pertencem ao grupo de textos narrativos e, por isso, precisam apresentar certos elementos, comuns à essa tipologia.
2- Identifique cada um dos elementos básicos citados, verificando se há necessidade de algum esclarecimento adicional.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Distribua cópias do capítulo 57 da obra O jovem Martin Luther King e notifique os alunos que eles devem ler o texto na íntegra para identificar os elementos básicos da narrativa. Texto para impressão disponível em materiais complementares.
- Faça a leitura em voz alta do texto ou solicite um voluntário para executar a tarefa.
- Reserve cerca de 5 minutos para essa atividade.
Materiais complementares: Para acessar o texto para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o slide ou tire cópias da tabela para distribuir aos alunos. (Disponível em materiais complementares.)
- Peça a eles que, individualmente, preencham-na com as informações solicitadas. Como não há pontos que possibilitem divergência, a atividade individual permitirá que o professor identifique alunos com dificuldades pontuais e os auxilie a superar obstáculos relacionados aos conceitos solicitados.
- Esclareça à classe que o texto é um fragmento da obra completa e que a tabela deverá ser preenchida com os elementos encontrados apenas nessa passagem.
- Peça voluntários para fornecer as respostas e conduza a correção da atividade. Gabarito disponível em materiais complementares.
- Reserve cerca de 10 minutos para essa atividade.
Materiais complementares: Para cópias da tabela, clique aqui.
Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que Martin Luther King Jr. foi preso mais de uma vez. Esta notícia relata sua prisão em 1964, 9 anos, portanto, após o evento descrito no capítulo 57 de sua biografia romanceada.
- Exiba a imagem da página de um jornal, noticiando sua prisão. Note que a imagem à direita é a reprodução ampliada do texto que compõe a manchete.
- Leia o primeiro parágrafo da notícia em destaque, reproduzida à direita (lide). Caso deseje, acesse a própria página do jornal.
Líder antirracista preso nos estados Unidos. Jornal Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 12 de jun. 1964, disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=089842_07&PagFis=60341>. Acesso em: 11 set. 2018.
- Retome com os alunos as características essenciais da linguagem no gênero notícia: compromisso com a verdade, linguagem impessoal, objetiva, clara e direta.
- Reserve cerca de 5 minutos para essa atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte à classe se alguém sabe o significado de “lide” em uma notícia.
- Caso nenhum aluno se manifeste, esclareça tratar-se do parágrafo inicial de um texto jornalístico que deve responder a algumas questões básicas sobre o fato noticiado: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
- Reúna os alunos em grupos de quatro elementos e distribua cópias da tabela e partes da notícia a todos os grupos. Essa forma de agrupamento dos alunos será útil para o levantamento de hipóteses, permitirá que os alunos trabalhem colaborativamente na superação de um desafio e propiciará oportunidades para o desenvolvimento de habilidades como aprender a ouvir e respeitar os turnos da fala. Os arquivos encontram-se em materiais complementares.
- Proponha um jogo à classe: peça às equipes que relacionem a tabela aos elementos retirados do lide da notícia; a cada item correto, as equipes ganham um ponto. A equipe que finalizar primeiro ganha um ponto extra.
- Conduza a correção da atividade e reforce o caráter objetivo do gênero notícia, em oposição ao que foi analisado no capítulo 57 da biografia romanceada, apresentado anteriormente. Caso deseje, acesse o gabarito disponível nos materiais complementares.
- Se houver tempo disponível, traga uma edição recente de um jornal para sala e distribua notícias entre os pares. Peça que identifiquem, em novas notícias, sobre variados temas, os elementos essenciais a um lide.
- Certifique-se de escolher notícias em que a identificação desses elementos seja possível e proponha aos alunos a continuação do jogo, para ver que duplas conseguem fazer a relação correta em menos tempo.
- Reserve cerca de 20 minutos para essa atividade.
Materiais complementares:
Para cópias da tabela, clique aqui.
Para cópias das partes da notícia, clique aqui.
Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Exiba esse novo texto aos alunos. Caso prefira, faça cópias do texto disponível em materiais complementares.
- Esclareça à turma que se tratam de possíveis manchetes relacionadas à obra de Christy Whitman.
- Solicite aos alunos que, individualmente, circulem as expressões subjetivas, que possam denotar opiniões de quem as escreveu. Como não há pontos que possibilitem divergência, a atividade individual permitirá que o professor identifique alunos com dificuldades pontuais e auxilie-os a superar obstáculos relacionados aos conceitos solicitados.
- Esclareça à turma que nem todas as manchetes trazem marcas de subjetividade.
- Conclua a aula reforçando a diferença entre fatos - comuns a notícias e opiniões - comuns a textos subjetivos, como a biografia romanceada.
- Por fim, caso ache conveniente, distribua cópias de uma declaração do biógrafo Bráulio Tavares e uma série de questões a respeito do tema, para ser desenvolvida como tarefa de casa, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Caso prefira fazer cópias do texto, clique aqui.
Para tarefa de casa, clique aqui.
Para o gabarito (incluindo tarefa de casa) com sugestões de respostas, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou vídeo dizendo que o gênero textual biografia romanceada, assim como toda narrativa, apresenta 5 elementos estruturantes: personagem, enredo, tempo, espaço e foco narrativo. Relembre aos alunos esses conceitos, que já devem ter sido estudados em anos anteriores.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o capítulo 57 da obra "O jovem Martin Luther King", disponível como material complementar, e faça uma leitura em voz alta do trecho por meio de um áudio a ser enviado pelo WhatsApp da turma. Depois disso, por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos encontrem os elementos da narrativa presentes no trecho. Quando acabarem, apresente as imagens do terceiro slide de Desenvolvimento, afirmando que Luther King já foi preso algumas vezes, enfatizando a imagem da notícia e pedindo que os alunos a leiam. Depois que lerem, peça que eles respondam, a partir do primeiro parágrafo da notícia: o que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Quando todos finalizarem as atividades, peça que os alunos enviem as respostas no WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio apresentando aos alunos as manchetes do slide de Fechamento. Peça que eles identifiquem as frases em que há marcas de subjetividade. Quando acabarem, faça a correção e, por meio de um áudio, conclua a aula reforçando a diferença entre fatos (comuns a notícias) e opiniões (comuns a textos subjetivos, como a biografia romanceada).
Convite às famílias
A família pode assistir a filmes que trazem como enredo a biografia de muitos artistas, mostrando as suas trajetórias. Veja algumas opções legais para serem curtidas em uma sessão pipoca com a família: “Bohemian Rhapsody” (Freddie Mercury), “Com amor, Van Gogh” (Van Gogh), “Elis” (Elis Regina), “Somos tão jovens” (Renato Russo) etc.