Plano de aula: A importância da coesão em biografias romanceadas

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Coletânea de textos e série de exercícios.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer as conjunções e suas relações de sentido; para isso sugerimos que o conceito seja retomado na introdução da aula.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

__________. O texto e a construção de sentidos. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos e apresente, brevemente, o assunto a ser tratado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos