Atividade para impressão - Texto I
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da coesão em biografias romanceadas
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Coletânea de textos e série de exercícios.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer as conjunções e suas relações de sentido; para isso sugerimos que o conceito seja retomado na introdução da aula.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
KOCH, Ingedore. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
__________. O texto e a construção de sentidos. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos e apresente, brevemente, o assunto a ser tratado.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Leia os períodos para os alunos e proponha as seguintes questões:
- No primeiro período, o termo “e” associa duas ideias ou expõe um contraste? Resposta esperada: associa ideias.
- E no segundo período, o que ocorre? Resposta esperada: expõe um contraste.
- No terceiro período, que palavra revela um sentido de finalidade? Resposta esperada: ”para”.
- Vocês sabem a que classe morfológica esses termos pertencem? Resposta esperada: são conjunções.
- Caso os alunos não consigam classificar os termos como conjunções, forneça-lhes o nome dessa classe morfológica e peça a eles que reflitam:
- Para que servem as conjunções? Abra uma discussão com os alunos para verificar o que eles sabem sobre o conteúdo; se necessário, retome os períodos apresentados e torne observável aos alunos que as conjunções são palavras responsáveis por relacionar partes de uma oração ou orações de um período, agregando determinado sentido.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Exiba o slide ou distribua cópias do texto acima para os alunos. O texto está disponível em materiais complementares.
- Peça aos alunos que se reúnam em duplas e completem os espaços em branco com palavras que garantam o sentido expresso entre parênteses. Essa forma de agrupamento dos alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”, permitindo troca de ideias.
- Indique alguns alunos para compartilharem suas respostas enquanto escreve no quadro as opções sugeridas por eles.
- Descarte as que não estabelecem o sentido pretendido, pedindo auxílio dos alunos para verificar a adequação.
- Torne observável à classe que, em alguns casos, pode haver mais de uma opção. Por exemplo, em I - toda vez que, no momento em que, quando; em II - a fim de que, para; em III - assim, portanto, no fim; em IV - ou - não há outra possibilidade, sem que se mexa na construção da frase (quer para mim, quer para…)
- Forneça as palavras suprimidas do texto original: quando/para/portanto/ou
- Peça a eles que nomeiem a classe a que pertencem as palavras sugeridas. (conjunções)
Materiais complementares:
Para cópias do trecho, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba os dois períodos para os alunos e pergunte:
- Quais as únicas palavras que não se repetem nos dois períodos? Resposta esperada: “Quando” e “se”.
- O sentido das frases é o mesmo? Comente. Vide comentário abaixo
- Conduza as discussões de forma a fazer com que os alunos percebam a diferença de sentido nos dois enunciados: enquanto no primeiro, a volta de Frida ao México é considerada uma questão de tempo (quando ela voltar); no segundo é apenas uma possibilidade, depende de uma condição (se ela voltar).
- Por fim, pergunte à classe:
- O que deve guiar nossa escolha quanto à conjunção a ser empregada em um enunciado? (Vide comentário abaixo)
- Direcione os alunos de forma a perceberem que a escolha da conjunção deve ser pautada pelo sentido que se pretende dar a cada enunciado.
- Reserve cerca de 5 minutos para essa etapa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba os slides 6 e 7 ou distribua cópias do texto que está disponível em materiais complementares.
- Indique voluntários para fazer a leitura do texto.
- Peça que os alunos que se reúnam novamente em duplas e determinem quais as relações de sentido que são propostas pelas conjunções em destaque. Fique atento para ver se eles percebem o valor adversativo da conjunção “e” na primeira incidência.
- Explique aos alunos que pode ocorrer de uma mesma conjunção estabelecer relações de sentido diferentes, dependendo da construção em que foi empregada.
- Reserve cerca de 15 minutos para essa atividade e proceda a correção.
- Confira as respostas esperadas: porque (explicação) - quando (temporalidade) - e (adversidade, oposição) - pois (explicação) - e (adição).
Materiais complementares:
Para cópias do texto, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba os slides 6 e 7 ou distribua cópias do texto (retirado da obra “JAMIS, Rauda - Frida Kahlo - 3a.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015 - p. 230-232”) que está disponível em materiais complementares.
- Indique voluntários para fazer a leitura do texto.
- Peça que os alunos que se reúnam novamente em duplas e determinem quais as relações de sentido que são propostas pelas conjunções em destaque. Fique atento para conferir se eles se percebem o valor adversativo da conjunção “e” na primeira incidência.
- Explique aos alunos que pode ocorrer de uma mesma conjunção estabelecer relações de sentido diferentes, dependendo da construção em que foi empregada.
- Reserve cerca de 15 minutos para essa atividade e proceda a correção. O gabarito com a sugestão de respostas encontra-se disponível em materiais complementares.
- Confira as respostas esperadas: como (conformidade) - tanto quanto (comparação) - desde (temporalidade) - Como (comparação).
Materiais complementares:
Para cópias do texto, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos em quartetos e proponha a realização de um jogo.
- Peça a eles completem cada espaço com dois exemplos de conjunções capazes de agregar a um texto, o sentido solicitado.
- Estipule um prazo máximo para o preenchimento da tabela. No entanto, o prazo poderá se encerrar a qualquer momento, se uma equipe concluir a tarefa antes.
- Combine com os alunos os critérios de pontuação: cada equipe garante 1 ponto por cada conjunção adequada; caso a conjunção seja inédita, ou seja, nenhum outro grupo a empregou, ela passa a valer dois pontos. A primeira equipe que conseguir concluir antes do prazo estipulado, ganha dois pontos também (como no jogo “Stop”).
- Proceda à correção, ao mesmo tempo em que compila todas as respostas válidas no quadro, construindo uma tabela mais completa.
- Encerre a aula, pedindo aos alunos que definam qual o papel das conjunções na construção de um texto.
Materiais complementares:
Para cópias da tabela, clique aqui.
Para sugestões de respostas, clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Diga que os alunos irão estudar sobre a importância da coesão em biografias romanceadas.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, leia as frases presentes nos slides de Introdução, enfatizando os conectivos grifados. Logo em seguida, ainda no mesmo vídeo, leia para os alunos as perguntas sugeridas pelo plano de aula. Peça que, em grupos, por meio do WhatsApp, os alunos discutam as questões lidas pelo professor. Solicite que cada grupo escolha um aluno como representante para que ele se encarregue de enviar o que produzirem. Estabeleça um prazo para enviarem suas discussões (por-email ou por mensagem de texto via WhatsApp) e finalize sua comunicação.
Desenvolvimento
Disponibilize aos alunos os conteúdos dos slides de Desenvolvimento por meio do canal de comunicação mais acessível. Em um novo áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos para discutir (via WhatsApp) as questões apresentadas nos próximos slides de Desenvolvimento. No mesmo arquivo de áudio ou vídeo, leia os textos dos slides de Desenvolvimento e explique a eles as atividades a serem feitas, enfatizando os efeitos de sentido decorrentes do uso dos conectivos. Se achar necessário, faça uma análise, no vídeo, de um item de cada atividade como exemplo, reforçando a relação lógico-semântica criada pelos conectivos utilizados). Sugira que apenas um aluno do grupo envie as respostas ao professor (por foto, email, WhatsApp etc.) e aos demais colegas. É possível ainda encaminhar todas as orientações por escrito. Também poderá ser feito um momento síncrono, via Zoom ou Google Meets, para que os alunos exponham as suas respostas com a mediação e a intervenção do professor.
Fechamento
Se você optou por uma finalização síncrona com os alunos no final do desenvolvimento da aula, aproveite o momento para fazer o fechamento. Junto com os alunos, elabore um quadro de conjunções, pedindo que deem exemplos. Caso isso não seja possível, peça, por mensagem ou áudio, por fim, depois de todas as atividades, que os alunos deem exemplos de conjunções, conforme a tabela no slide de Fechamento, respondendo por mensagem ou por e-mail. Seria interessante, ao final, que as respostas de todos os alunos fossem compartilhadas com todos os colegas em algum documento criado pelo professor.
Convite às famílias
A família poderá auxiliar pesquisando, em gramática, diferentes conjunções, e auxiliando nas pesquisas dos alunos. Além disso, poderiam analisar juntos diferentes textos (de preferência, biografias ou textos jornalísticos sobre temas atuais), identificando os conectivos utilizados e percebendo os efeitos de sentido decorrentes do uso de tal unidade linguística.