Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: A função dos marcadores temporais em biografias romanceadas
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Datashow, caixas de som, cópias de atividades elaboradas a partir da análise linguística/semiótica de textos pré-selecionados.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não compreender o conceito de marcadores temporais para perceber sua importância no estabelecimento das relações de sentido. Nesse caso, retomar o conceito e revisitar, especialmente, a classe dos advérbios.
Referências sobre o assunto:
LOPES, Noêmia. Como ensinar o uso de marcadores temporais na produção de textos. Nova Escola. 2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos>.
SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; OLIVEIRA, Flávia Cristina Candido de. Organizadores temporais e pronomes na construção do texto narrativo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 29- 47, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v14n1/03.pdf>.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos e questione a turma sobre o significado de “marcadores temporais”.
- Caso julgue necessário, retome o conceito com a classe.
Materiais complementares: Consulte matéria sobre o emprego de marcadores temporais publicada pela revista Nova Escola, disponível em:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO