Plano de aula: Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, materiais de uso diário: papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para priorizar os aspectos a serem abordados na entrevista. Nesse caso, é importante orientá-los quanto à relevância dos dados a serem coletados e também sobre a possibilidade de se fazer perguntas sobre fatos curiosos e de caráter emocional, para instigar a curiosidade dos leitores; orientá-los também sobre a adequação da escolha do biografado e da seleção do episódio a ser narrado, que precisará despertar o interesse do leitor e garantir o caráter literário do gênero.

Referências sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.

DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o tema da aula e explique aos alunos que, nesse momento, eles definirão quem será o escolhido para ser entrevistado e, posteriormente, ter um capítulo de sua vida eternizado em uma biografia romanceada.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos