Atividade para impressão - Perguntas - LP09_04SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de um roteiro de entrevista oral para coleta de dados
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. Observe que a entrevista oral tem como objetivo, nesta sequência, a coleta de dados para a produção de um capítulo de uma biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A entrevista pertence ao grupo dos textos informativos. Marcada pela oralidade, revela a interação entre entrevistador e entrevistado por meio do discurso direto. O gênero circula pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, internet. Por meio das entrevistas, faz-se a difusão de conhecimentos e contribui-se com a formação de opinião.
Materiais necessários: Datashow, caixas de som, materiais de uso diário: papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para priorizar os aspectos a serem abordados na entrevista. Nesse caso, é importante orientá-los quanto à relevância dos dados a serem coletados e também sobre a possibilidade de se fazer perguntas sobre fatos curiosos e de caráter emocional, para instigar a curiosidade dos leitores; orientá-los também sobre a adequação da escolha do biografado e da seleção do episódio a ser narrado, que precisará despertar o interesse do leitor e garantir o caráter literário do gênero.
Referências sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. Ler, escrever e analisar a língua a partir de gêneros textuais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PACHECO, Letícia Priscila. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/viewFile/28271/15979>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula e explique aos alunos que, nesse momento, eles definirão quem será o escolhido para ser entrevistado e, posteriormente, ter um capítulo de sua vida eternizado em uma biografia romanceada.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO