Atividade para impressão - Texto I
Plano de Aula
Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística-semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Projetor (datashow) para exibição do vídeo; caixas de som; coletânea de textos (cópias de uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr e de um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.)
Dificuldades antecipadas: Diferenciar as informações verdadeiras das falsas, realizando um trabalho de curadoria dos fatos. Ressalte a importância de se recorrer a fontes seguras de informação, como entrevistas, reportagens publicadas em veículos idôneos, sites oficiais. Caso deseje, elabore uma lista com a turma, elencando boas fontes de pesquisa para a realização dos trabalhos.
Referências sobre o assunto:
Caso deseje, assista à entrevista com Gonçalo Júnior - jornalista e biógrafo - na íntegra:
ROSSATTO, Edson. Como escrever biografias, com Gonçalo Junior - Em Contexto #40. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em 28 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 min
Orientações:
- Explique aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, as vozes do biógrafo e do biografado.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar a discussão proposta para esta aula, retome a atividade sugerida como tarefa de casa e observe se os alunos encontraram alguma dificuldade em sua execução.
- Apresente o trecho do vídeo compreendido entre 2 minutos e 22 segundos e 7 minutos e 50 segundos aos alunos, explicando que eles ouvirão o início da entrevista com o biógrafo Gonçalo Júnior, em que ele discorre sobre o conteúdo de algumas biografias que escreveu, assim como sua relação com alguns de seus biografados.
Obs. Caso haja tempo hábil, prolongue a exibição da entrevista até 12”50”.
- Após a exibição do vídeo, retome com os alunos a postura ética que os biógrafos devem assumir ao decidir por retratar a vida de alguém (tema tratado nas aulas anteriores), perguntando à classe:
Até que ponto um biógrafo pode interferir na história que conta sem ferir a ética?
Espera-se que os alunos percebam que ele pode ressaltar um fato ou outro, omitir alguma passagem de menor importância, conferir mais emoção a determinadas passagens; ele não pode, entretanto, omitir fatos e personagens relevantes na vida do biografado ou faltar com a verdade.
- Indique três alunos para exporem seus pontos de vista e pergunte à classe se concordam com o que foi exposto. Estimule a participação dos demais, de forma a construir uma resposta mais ampla.
- Explore os sentidos da entrevista, reunindo os alunos em grupos e pedindo a eles que levantem hipóteses sobre o possível significado da expressão “biografia chapa branca” (aquela em que o biógrafo é contratado para escrever apenas o que convém ao biografado) e também que expliquem a preferência de Gonçalo Júnior por escrever sobre personalidades que já morreram (segundo seu depoimento, ele prefere os mortos porque eles não interferem na publicação dos livros, apesar da impertinência da família). A atividade em grupo permitirá a discussão do tema de forma mais ampla, além de exigir dos alunos organização nos turnos da fala.
- Indique novos alunos para compartilharem as conclusões do grupo.
Materiais complementares: A entrevista está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em: 28 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente o novo texto, uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr. e aquele apresentado na aula anterior.
- Distribua cópias do texto (versão ampliada) e peça a voluntários para realizarem a leitura compartilhada, em voz alta. O texto para impressão está disponível nos materiais complementares.
- Torne observável aos alunos que a voz que fala no texto é a do escritor que compilou os relatos autobiográficos de M. Luther King Jr.
Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para desenvolver essa etapa.
Materiais complementares: Para acessar o texto de Clayborne Clarson, clique aqui.
Para acessar o texto de Christie Whitman, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Reúna os alunos em três grandes grupos e entregue apenas uma pergunta a cada equipe. O agrupamento em equipes maiores facilitará o rodízio das perguntas e propiciará aos alunos a experiência de lidarem com opiniões variadas, exigindo deles a necessidade de organização durante os turnos da fala.
- Peça aos alunos que reflitam sobre a questão proposta e anotem suas conclusões no caderno.
- Na sequência, faça um rodízio entre as perguntas, seguindo as etapas 1 e 2, até que todas as equipes tenham tido acesso às três perguntas.
- Leia as perguntas uma a uma, solicitando um voluntário de cada time para compartilhar as respostas com os demais. A cada pergunta, indique um novo integrante do grupo para compartilhar as conclusões a que chegaram.
- Após cada rodada, observe a adequação das respostas e conduza a discussão.
Materiais complementares: Para acessar o gabarito com sugestão das respostas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações
- Distribua cópias de um novo texto: um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
- Solicite voluntários para uma leitura compartilhada do texto.
Materiais complementares: Para cópias do texto, clique aqui.
WHITMAN, Christie. O jovem Martin Luther King. 4ed. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013. pp.153 - 156
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que se reúnam em grupos de quatro elementos e identifiquem, no texto apresentado, fatos reais da vida de Martin L. King Jr, opiniões acerca dele, emitidas pelo biógrafo, discurso do próprio biografado e discurso citado, de terceira pessoa, para completar a tabela acima, que pode ser reproduzida no quadro ou projetada e copiada pelos alunos.
- Sugira que cada aluno da equipe fique responsável pelo preenchimento de uma única coluna e, só depois de identificado o aspecto designado, preencham em conjunto, a tabela, discutindo as respostas dadas pelos colegas de time.
- Caso deseje, faça cópias da atividade, disponível em materiais complementares. Trata-se de uma atividade de sistematização necessária para a consolidação dos conceitos e o fato de ser realizada em quadras, pode tornar a atividade mais dinâmica, ao exigir, por exemplo, que cada integrante da equipe fique responsável pelo preenchimento de uma única coluna, que, obviamente, trará conteúdos diferentes das demais.
2. Na sequência, compare as respostas dadas e, coletivamente, produza uma versão mais completa da tabela. Caso necessite, acesse as sugestões de resposta disponíveis em materiais complementares.
Materiais complementares: Para cópias da tabela, clique aqui.
Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Encerre a aula propondo um jogo aos alunos.
- Em grupos de quatro elementos, peça a eles que analisem as afirmações e votem na opção correta. Tal agrupamento possibilita a troca de informações e auxilia os alunos na formulação de justificativas, caso a afirmação seja falsa.
- Caso haja afirmações falsas, peça a eles que justifiquem, por escrito, a resposta.
- Informe à classe que um aluno será sorteado para representar a equipe, portanto, todos deverão entrar em um consenso.
- A equipe que terminar em primeiro lugar, levanta a mão e sai com um ponto na frente.
- Quando todos tiverem terminado, indique um aluno de cada equipe para ler a resposta e atribua um ponto a cada acerto. No caso de a afirmação ser falsa, a justificativa deverá acompanhar a resposta. Como as respostas foram anotados, não se corre o risco de uma equipe “copiar” a resposta da outra.
- Some os pontos e indique a(s) equipe(s) vencedora(s).
- Encerre a aula, solicitando aos alunos que tragam, para a próxima aula, biografias romanceadas. Eles podem trazer os livros de casa ou solicitarem exemplares na biblioteca da escola ou da cidade. Ainda é possível obter cópias em PDF de alguns títulos na internet, que podem ser salvas em um pen drive. Nesse caso, programe-se para ter acesso a um computador. Certifique-se de que há obras do gênero disponíveis. Traga, você também, alguns exemplares para o caso de alguma equipe não cumprir com o combinado.
Materiais complementares: Para acessar o gabarito, clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o vídeo do slide Introdução e peça que respondam, via WhatsApp, às perguntas referentes ao vídeo, de acordo com as instruções da aula. Peça que eles façam as atividades em grupo, criando um grupo no WhatsApp para as discussões.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o texto do primeiro slide de Desenvolvimento, disponível como material complementar, e faça uma leitura em voz alta do trecho por meio de um áudio a ser enviado pelo WhatsApp da turma. Depois disso, por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos respondam em seus grupos às questões referentes ao trecho, enfatizando as escolhas que o biógrafo faz para contar a vida de alguém. Quando acabarem, entregue o texto do terceiro slide (também disponibilize uma leitura em voz alta por meio de áudio) e peça que os alunos apontem as diferenças e as semelhanças entre os dois textos lidos na aula, de acordo com a tabela do último slide de Desenvolvimento. Quando todos finalizarem as atividades, peça que um aluno de cada grupo envie as respostas no WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos respondam verdadeiro ou falso para uma série de afirmações sobre o processo de construção de uma biografia, conforme o slide Fechamento. Quando acabarem, faça a correção e, por meio de um áudio, conclua a aula.
Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Indique a leitura familiar do livro “Eu sou Malala”, que conta a história de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos.