Atividade para impressão - Texto I
Plano de Aula
Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística-semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Projetor (datashow) para exibição do vídeo; caixas de som; coletânea de textos (cópias de uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr e de um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.)
Dificuldades antecipadas: Diferenciar as informações verdadeiras das falsas, realizando um trabalho de curadoria dos fatos. Ressalte a importância de se recorrer a fontes seguras de informação, como entrevistas, reportagens publicadas em veículos idôneos, sites oficiais. Caso deseje, elabore uma lista com a turma, elencando boas fontes de pesquisa para a realização dos trabalhos.
Referências sobre o assunto:
Caso deseje, assista à entrevista com Gonçalo Júnior - jornalista e biógrafo - na íntegra:
ROSSATTO, Edson. Como escrever biografias, com Gonçalo Junior - Em Contexto #40. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em 28 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 min
Orientações:
- Explique aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, as vozes do biógrafo e do biografado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO