Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística-semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Projetor (datashow) para exibição do vídeo; caixas de som; coletânea de textos (cópias de uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr e de um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.)

Dificuldades antecipadas: Diferenciar as informações verdadeiras das falsas, realizando um trabalho de curadoria dos fatos. Ressalte a importância de se recorrer a fontes seguras de informação, como entrevistas, reportagens publicadas em veículos idôneos, sites oficiais. Caso deseje, elabore uma lista com a turma, elencando boas fontes de pesquisa para a realização dos trabalhos.

Referências sobre o assunto:

Caso deseje, assista à entrevista com Gonçalo Júnior - jornalista e biógrafo - na íntegra:

ROSSATTO, Edson. Como escrever biografias, com Gonçalo Junior - Em Contexto #40. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em 28 out. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações:

• Explique aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, as vozes do biógrafo e do biografado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos