14 atividades para explorar movimentos corporais e sons com as crianças a distância

Confira sugestões de adaptações para usar os planos de aula NOVA ESCOLA com as crianças em casa

POR:
Camila Cecílio
Crédito: Getty Images

Se engana quem pensa que só é possível aprender e fazer música com instrumentos tradicionais. Afinal de contas, quem é que nunca viu uma criança batucar no fundo de um balde, fazer barulho batendo utensílios de cozinha ou mesmo descobrir sons através do próprio corpo? As possibilidades são infinitas e, neste momento em que o mundo vive um período de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, que tal aproveitar o tempo em casa para ajudar os pequenos a expandir o repertório sonoro e musical?

Os 6 mil planos de aula NOVA ESCOLA alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passaram por atualizações para trazer dicas de como serem colocados em prática a distância. Carolina Miranda, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA, explica que as atividades previstas nos planos podem ser feitas em casa e, se a sugestão for uma tarefa em grupo, os também familiares podem ajudar. Para isso, a criatividade será a melhor aliada. Para te ajudar a manter as crianças ativas, selecionamos alguns planos de aula para explorar movimentos corporais e sonoros.


Por exemplo, no plano de aulaO Som em Diferentes Materiais pode ser colocado em prática com a ajuda de um adulto. A criança poderá acompanhá-lo em todas as atividades que seriam em duplas ou grupos e ao assistir aos vídeos propostos. As atividades de "Mão na Massa" são bem simples de serem transpostas para a atual realidade do país.

Além disso, uma boa dica é explorar os materiais disponíveis em casa, como panelas, potes de plástico, caixas de madeira ou papelão, latas de alumínio, utensílios de cozinha e diferentes materiais que fazem sons. “Nesses momentos em casa, as crianças também podem ir à janela para tentar ouvir os sons externos. Quais sons existem fora de casa? Passarinhos, carros, pessoas? Com o isolamento social, mudou muito os barulhos que podem ser ouvidos? Este pode ser exercícios bacanas para desenvolver com as crianças”, sugere Carolina Miranda. Uma dica para explorar os sons ambientes é esse plano de aula (clique para acessar).

Batuque, diversão e troca de afeto

Explorar músicas e sons em casa também pode ser uma oportunidade para trabalhar habilidades socioemocionais com as crianças. “Sabemos que, para além das atividades escolares, os pais e responsáveis podem estar sobrecarregados e preocupados com o momento atual”, pondera Carolina. “Por isso, nossa dica é tentar transformar essas atividades em momentos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças, conforme preconiza os componentes e as competências da BNCC”.

Como fazer isso? “Com afeto”, diz a coordenadora de NOVA ESCOLA. As atividades podem ser um momento entre familiares, de compartilhamento de algo que não só a criança aprenda, mas todos. “As atividades de sons e danças são capazes de unir irmãos, primos, avós, e quem mais estiver em casa com as crianças nesse momento. Pode ser um momento lúdico e divertido e também de aprendizagem em conjunto”, ressalta a coordenadora.

Confira os planos de aula e de atividade para fazer batuque em casa e movimentar o esqueleto:

Produzindo som com corpo e materiais de largo alcance – Educação Infantil
Mala de surpresas sonoras – Educação Infantil
Meu corpo tem som – Educação Infantil
Os diferentes sons do ambiente – Educação Infantil
Danças, balanços e acalantos – Educação Infantil
Dançando em dose dupla – Educação Infantil
Dança do barulho – Educação Infantil
Clássico para dançar, ouvir e tocar com os bebês – Educação Infantil
Paninho que une e faz dançar – Educação Infantil
Movimento sonoro – Educação Infantil
O som em diferentes materiais – Ensino Fundamental
Fazendo um som por aí: o som em diferentes meios – Ensino Fundamental
Orquestrando o som: o som nos instrumentos musicais – Ensino Fundamental
A recepção do som pelo corpo humano – Ensino Fundamental

6 mil planos adaptados para uso remoto
Navegue por planos de atividade e planos de aula por etapa ou disciplina e inspire sua próxima aula com sugestões pensadas para aplicar também a distância com a sua turma:

Tags

Assuntos Relacionados