6 planos de atividade para envolver as famílias na Educação Infantil

Atividades que aprofundem a experiência dos pequenos em situações cotidianas são ótimas alternativas para a etapa

POR:
Victor Santos
Crédito: Getty Images

O ensino remoto é um dos grandes desafios do isolamento social. Na Educação Infantil, as dificuldades são ainda maiores. Os professores precisam pensar em atividades adaptadas que respeitem a concepção de criança e a cultura da infância. "Tudo era pautado numa ideia presencial, em experiências que dependiam do corpo, gestos, movimentos, e da interação de criança com criança”, Silvana Augusto, coordenadora da pós-graduação Investigações e Fazeres das crianças de 4 a 6 anos do Instituto Singularidades, e coordenadora do Colégio São Domingos, em São Paulo (SP). 

Para Vládia Pires, supervisora pedagógica da rede municipal de Campina Grande (PB) e mentora do time de autores de NOVA ESCOLA, um caminho interessante é partir de situações simples do cotidiano da criança e sugerir atividades que aprofundem a experiência das crianças.

Para auxiliar você, professor, a organizar as propostas para as crianças, confira seis planos de atividade que promovem uma troca significativa entre os pequenos e a família. Confira: 

Receitas com as famílias dos bebês (Bebês)

Esta atividade propõe que as crianças conheçam e preparem uma receita familiar. Para sugerir esta proposta, o professor pode enviar por WhatsApp um vídeo estimulando as famílias a cozinharem juntos. É importante já incluir as orientações e observações que devem ser realizadas durante o preparo. Peça também que os adultos registrem o momento. Para saber mais detalhes,

acesse aqui a aba #NovaEscolaemCasa do plano de atividade. 

Rodas e cantigas com as famílias (Bebês)

Esta atividade previa a participação das famílias em uma roda cantada com os bebês na escola. Mas, que tal levar essa proposta para as casas dos pequenos? “Realizar planos como esse no contexto familiar mostra o quanto pode ser um momento especial das crianças com seus familiares, que terão oportunidade de conviver e se conhecer mais”, comenta Vládia Pires.

A dica para adaptar esta atividade é que os professores indiquem cantigas já trabalhadas pelos pequenos, mas que solicitem aos pais e responsáveis uma ampliação do repertório, inclusive com canções que passam de geração em geração. Para saber mais, leia aqui.

Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação (Crianças bem pequenas)

Desenvolver bons hábitos de higiene desde cedo sempre foi uma preocupação da Educação Infantil, mas com a Covid-19 tornou-se ainda mais urgente. Este plano traz propõe que, após uma brincadeira, as crianças sejam convidadas a lavar bem as mãos.

Para incentivar as famílias, o professor pode enviar um vídeo de conscientização da Covid-19 para a turma. Uma orientação importante para a famílias é que eles devem deixar os produtos de higiene ao alcance dos pequenos para que desenvolvam a autonomia nessa atividade. Saiba mais sobre esta proposta aqui

Cuidados com o corpo: Hidratação (Crianças bem pequenas)

Reforçar importância de beber água pode parecer banal.  No entanto, é um trabalho que envolve a percepção do corpo, de forma que a criança entenda as sensações relacionadas à sede. Em casa, a proposta é orientar os familiares a deixarem garrafinhas de água próximas à criança, que deve identificar essa necessidade de hidratação após brincadeiras e atividades de movimento. Posteriormente, o pequeno pode enviar um áudio relatando o que sentiu ao beber água.  Para saber mais sobre a adaptação desta atividade, confira aqui.

Pesquisar planos de atividade para usar a distância

Nossas Comidas Favoritas (Crianças pequenas)

Este plano de atividade propõe conhecer as receitas preferidas das famílias. Na versão adaptada, o professor pode enviar um vídeo questionando qual é comida favorita da criança. Depois, com ajuda dos adultos, os pequenos devem investigar suas preferências alimentares, escrever ou desenhar a sua receita favorita, e compartilhar com o professor. Para se aprofundar, acesse aqui

Conhecendo diferentes ritmos musicais (Crianças pequenas)

Há muitas formas de explorar a dança. É possível propor atividades que envolvem desde conhecer diversos ritmos, passando por uma atividade com tintas, imitação e aprendizado de diferentes passos, até o efetivo planejamento de uma apresentação. Inclusive, elas são uma ótima alternativa para promover a atividade física em casa.

Por isso, que tal conhecer e explorar diferentes ritmos musicais com o corpo? O professor pode enviar vídeos e playlists com músicas com diferentes ritmos e incentivar que os pequenos explorem cada um deles e se divirtam. Saiba mais sobre a proposta, na aba #NovaEscolaEmCasa.

Tags

Guias