Plano de Aula

Plano de aula: Garrafa Pet Sensorial

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brinquedos e objetos

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Prepare um bilhete com antecedência, convidando as famílias a realizarem esta atividade junto à escola. Garanta que haja um momento para que as crianças possam manusear as garrafas previamente. Dentre os materiais para esta atividade, planeje um momento em que as crianças recolham alguns gravetos e pedrinhas da área externa sob a cuidadosa supervisão dos adultos responsáveis.

Materiais:

Garrafas pet de volumes diferentes, de preferência, transparentes. Bacias grandes. Cola quente ou fita adesiva. Papel crepom picado de cores diversas. Água. Purpurina. Pequenos gravetos de diferentes tamanhos, pedrinhas pequenas, terra ou areia e potes para cada item.

Espaços:

Planeje esta atividade organizando os materiais em 4 cantos de um espaço amplo, com poucos ou nenhum brinquedo, a fim de ajudar os bebês a serem instigados pela exploração dos materiais da atividade. É preciso que as garrafas estejam acessíveis e é importante que tenha, pelo menos, uma garrafa para cada criança.

Canto 1: disponibilize garrafas, bacias com água (em variadas temperaturas: aquecida, gelada e temperatura ambiente)e purpurina.

Canto 2: disponibilize garrafas, terra ou areia e pedrinhas pequenas.

Canto 3: disponibilize garrafas e papel crepom picado.

Canto 4: disponibilize garrafas e gravetos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Qual critério você observa que os bebês utilizam ao escolherem os cantos para a exploração?

De quais maneiras os bebês exploram as garrafas e os materiais? Leve em consideração seus sons, pesos, formas, cores e texturas.

Como eles observam e interagem comoutras crianças?

Como ocorre a interação e brincadeira do bebê com a família durante o processo e com o objeto/brinquedo em mãos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Mantenha um olhar sensível e incentive que a família também o desenvolva para perceber a curiosidade da criança. Traga os cantos para um local mais próximo aos bebês que não andam ou não engatinham, permitindo que se aproximem numa medida que seja possível para eles.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Compartilhe a atividade que será realizada e convidetodo o grupo (incluindo o adulto acompanhante) para explorarem os elementos disponíveis distribuídos nos cantos. Este é um momento de livre escolha das crianças. As famílias as acompanharão a partir de seus interesses. Fale sobre as aproximações que as crianças fazem em cada um dos cantos e aproveite, a partir da ação delas, para destacar a variedade de materiais proposta na atividade.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhe lá o colega pegando a terra do canto 2, enquanto a colega olha os gravetos que trouxemos ontem do parque, e que estão no canto 4. Lembram? Quem quer descobrir o que tem nos outros cantos? Vamos lá!

Possíveis ações dos bebês neste momento: as crianças irão demonstrar seus desejos escolhendo livremente quais elementos mais lhe chamaram atenção.


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Permita que haja um tempo para exploração e experimentação dos elementos. Observe as ações das crianças nesse primeiro momento e faça registros fotográficos ou em vídeos. Para garantir a segurança da atividade, oriente as famílias para que tenham cuidado quanto aos objetos que são levados à boca. Após toda a atividade, é importante que você faça registros escritos de sua observação para complementar os registros fotográficos ou vídeos.


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No momento que uma ou mais crianças escolher um canto, evidencie essa ação. Em seguida, siga em direção a este mesmo canto, a fim de potencializar suas ações. Sugira que a família participe com a criança a construir um objeto. Por exemplo: utilizar as garrafas, a água e a purpurina (caso iniciem pelo canto com estes materiais) para a construção. As famílias farão, junto aos bebês, a confecção do brinquedo. Para a segurança dos bebês, feche as garrafas e as vede com cola quente ou fita adesiva após a construção do brinquedo/objeto.

Possíveis falas do professor neste momento: Observem, um dos bebês escolheu o canto com água! Que bacana! O que acontece com a água na garrafa? Como podemos brincar?

Possíveis ações das crianças neste momento: As crianças podem chacoalhar as garrafas, virá-las de um lado para o outro e explorar as mudanças do líquido, a partir de seus movimentos.

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O encaminhamento das próximas etapas é semelhante e vai depender das escolhas que fizerem. A ideia é ir pontuando uma a uma, contemplando todas. Durante a exploração da terra/areia e pedras, lembre que as pedrinhas foram coletadas pelas crianças na ação exploratória na área externa.Algumas crianças poderão adicionar as pedras e outras não. Você pode ajudar os bebês a perceberem a diferença dos sons, incentivando a chacoalharem as garrafas com conteúdos diferentes.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos ouvir o som da garrafa que esse bebê fez utilizando terra/areia e pedrinhas? E esse outro amigo que fez utilizando apenas terra/areia, será que é igual? Vamos verificar! Vamos ouvir o som da garrafa que só tem terra/areia? E esta garrafa que também tem pedrinhas, como será seu som?


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Enquanto os demais exploram outros cantos, caso ninguém ainda tenha se aproximado, convide um pequeno grupo para experimentar as garrafas e o papel crepom picado. Observe as interações das crianças com o material e proponha a criação de um objeto/brinquedo, junto à família. O papel crepom pode ser inserido em bolinhas, inteiros, picados em pedaços maiores ou menores, conforme for o desejo das crianças e seus familiares.


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No canto dos gravetos, lembre que eles foram recolhidos pelas crianças em uma ação exploratória na área externa. Observe as ações das crianças com os gravetos de diversos tamanhos e espessuras. Proponha que a família ajude o bebê a inseri-los nas garrafas.


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Junto às crianças e suas famílias, explore os sons produzidos, seus conteúdos, suas cores e propriedades, além dos movimentos corporais durante o manuseio dos objetos.


Para finalizar:

Para encerrar a atividade, tenha disponível alguns livros de histórias já conhecidos pelos bebês para que, conforme forem terminando, possam ocupar-se enquanto os demais terminam a tarefa. Quando todos tiverem quase terminando, avise que irão começar a guardar as coisas e compartilhe com eles a próxima proposta. Diga o quanto foi bom explorar, experimentar e estar junto às famílias, descobrindo os elementos e suas transformações. Peça ajuda para que, dentro de suas competências, cada qual possa organizar os objetos em cestos ou caixas. Peça para que escolham um local da sala para guardarem as garrafas pet sensoriais, avisando que elas ficarão disponíveis para brincadeiras.

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