Plano de Aula

Plano de aula: Produção e revisão de Artigo de Divulgação Científica

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Ausência de repertório vocabular adequado para a produção de textos do campo científico; Leitura inadequada a partir de dados em gráficos, tabelas, etc para retextualizá-los em linguagem apenas verbal ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula dizendo aos alunos que atividade será centralizada na produção escrita de texto de divulgação científica. Para isso, você deverá ter solicitado anteriormente uma pesquisa sobre um tema de curiosidade da equipe, trazendo dados, informações, opiniões, etc que auxiliem na construção do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos