Atividade para impressão - Artigo
Integrantes da geração Z ultrapassarão Millennials a partir de 2019
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Cópia do artigo de divulgação científica, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da relação entre textos visuais, como gráficos, a partir de dados verbais.
Referências sobre o assunto
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o texto apresentado no slide, apontando a presença da palavra “linguagens” como forma de levar os estudantes à compreensão de que um texto não se produz apenas em linguagem verbal, mas a visualidade é uma possibilidade de leitura capaz.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para ter acesso ao texto da aula, clique aqui
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o material auxiliar para visualização dos dados visuais, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o material auxiliar para visualização dos dados visuais, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou poutro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, o texto sugerido no slide Introdução. Peça que alguém se disponibilize a lê-lo em voz alta, enviando um áudio ou vídeo a todos os colegas (você pode disponibilizar o texto por meio de um WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). No mesmo áudio, faça o questionamento do slide Introdução. Peça que enviem as respostas por e-mail ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que leiam o texto novamente e destaquem os trechos em que aparecem dados numéricos, reescrevendo-os no caderno para melhor visualização. Oriente que se organizem em grupos, criando um novo grupo de WhatsApp para que interajam por lá de forma colaborativa. Peça, em cada grupo, que os alunos tentem encontrar outras formas para apresentar os dados do slide Desenvolvimento, podendo ser por gráfico (barra, pizza etc.), ilustração, linha do tempo etc. Peça que os alunos iniciem suas atividades pelo Excel ou pelo Google Docs.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que um aluno de cada grupo envie as suas produções aos outros colegas por WhatsApp, por exemplo. Depois disso, finalize a aula enfatizando a possibilidade de se produzir e ler os dados verbais do texto em outra linguagem, agora em gráficos e linha do tempo, como recursos verbais e visuais, o que potencializa a leitura e permite uma compreensão mais simplificada.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo o texto e o problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Diferentes linguagens no artigo de divulgação científica
Finalidade da aula: Sistematizar as informações contidas em um artigo de divulgação científica. Identificar a relação de sentidos entre diferentes linguagens, como enunciados verbais e gráficos, tabelas, mapas, esquemas, hipertextos.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica/Exposição Oral
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão
Prática de linguagem: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP32, EF69LP34
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Cópia do artigo de divulgação científica, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da relação entre textos visuais, como gráficos, a partir de dados verbais.
Referências sobre o assunto
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: