Atividade para impressão - Artigo
Integrantes da geração Z ultrapassarão Millennials a partir de 2019
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de divulgação científica e no campo de atuação Campo das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Cópia do artigo de divulgação científica, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da relação entre textos visuais, como gráficos, a partir de dados verbais.
Referências sobre o assunto
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o texto apresentado no slide, apontando a presença da palavra “linguagens” como forma de levar os estudantes à compreensão de que um texto não se produz apenas em linguagem verbal, mas a visualidade é uma possibilidade de leitura capaz.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).