Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades em identificar as diferenças entre elementos que demarcam a (im)pessoalidade do autor do texto.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos perguntando o que eles entendem por pessoalidade e impessoalidade, em que esses termos os fazem pensar.
- A intenção nessa pergunta é que eles consigam compreender o sentido de “pessoalidade” como uma forma de o autor marcar sua presença no texto, colocar sua pessoa em forma pronominal, como “eu”, “nós”. Já a impessoalidade seria a ausência dessas marcas.
- Pergunte em seguida a diferença causada pela escolha de uma ou outra forma de produzir o texto.
- Os alunos podem ter dificuldade para responder a essa questão, mas a tentativa é a de que compreendam a pessoalidade carrega um valor mais pessoal, mais subjetivo de analisar os fatos. Por outro lado, a impessoalidade permite uma valoração mais objetiva, mais distanciada da análise dos fatos, o que permite ao leitor ter mais confiança quando se trata de informações de natureza científica.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO