Plano de aula: As diferentes vozes no artigo de divulgação científica

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tema da aula

Orientações:

• Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles entendem sobre “as vozes de um texto”. Espera-se que eles consigam minimamente dizer que um texto não se compõe de apenas um “autor” ou “escritor”, mas de diferentes discursos, de falas que se juntam para compor um todo textual;
  • Pergunte a eles: “No caso de uma notícia, como é possível perceber diferentes vozes?”. Espera-se que entendam a presença de um jornalista que escreve o texto, de um determinado repórter que faz uma pergunta e de um entrevistado que responde ao repórter como diferentes lugares de fala e, portanto, de diferentes vozes que compõem esse texto.
  • Por fim, questione: “E, no Artigo de Divulgação Científica, qual a importância dessas vozes?”. Nesse momento, a reflexão deverá servir para que entendam o papel fundamental do discurso científico para legitimar o que é apontado no artigo, uma vez que não é apenas o dito pelo autor do texto, mas pela voz de verdade científica que participa da construção daquilo que é informado no texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos