Plano de Aula

Plano de aula: A composição de linguagens no Artigo de Divulgação Científica

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

Projetor de Slides

Cópia dos textos disponíveis em Materiais Complementares

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não compreensão da importância da hierarquia organizacional entre títulos, subtítulos e relação com imagens

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1 - Questione os alunos sobre o que eles entendem por “Linguagens” no plural. Espera-se que eles falem sobre imagens, gestos, cores, textos escritos, falados, fotos, desenhos etc.

2 - Após esse primeiro momento, pergunte a eles sobre a importância dessa diversidade de linguagens em um texto e de que forma seus usos melhoram a compreensão dele. Um exemplo seria uma notícia de jornal, na qual o aluno pode ser questionado sobre o papel da fotografia, do tamanho das letras na manchete, dos trechos destacados do texto completo. Espera-se que o aluno, nesse momento, perceba que esses recursos ampliam a capacidade de compreensão do que o texto apresenta, mobilizando diversas formas de percepção do fato evidenciado, como forma de apresentar um espaço, pessoas envolvidas, chamar mais atenção para um determinado fato.

3 - Então, apresente o Artigo de Divulgação Científica como um gênero em que esse conjunto de linguagens tem sua importância na construção de um conjunto informacional que se constitui a partir de textos verbais, de imagens, de fotos e de gráficos para que seja possível consolidar o caráter de verdade apresentado no texto, como forma de garantir a veracidade de dados apresentados de modo conjunto, entre diferentes linguagens.

3 - Diga a eles que as formas de significações se constituem a partir de elementos tanto verbais quanto visuais na composição de textos e chame a atenção para a importância disso para o melhor entendimento das informações de um texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos