Plano de Aula
Plano de aula: A publicação do Artigo de Divulgação Científica
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides; textos produzidos na aula 14; cartolina. Professor, caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, para realizar essa aula, é necessário que os estudantes tenham feito um esboço de um artigo de divulgação científica previamente.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Falta de domínio das ferramentas e seus usos na publicação online de textos; falta de atenção ao registro adequado para situações públicas de escrita formal, mesmo em ambiente virtual.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Nesse momento, é importante dialogar com os alunos sobre a necessidade de se publicar os textos produzidos em sala. O compartilhamento é uma forma de mostrar aos demais aquilo que foi pensado e produzido de forma conjunta pela turma.
- Professor, você pode perguntar aos alunos também se eles acreditam ser importante, incentivador, o ato de apresentar os textos à comunidade.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma nos mesmos grupos da aula anterior.
- Peça para que as equipes troquem de textos produzidos anteriormente para fazer uma revisão. Nessa revisão, deverão ser sugeridas mudanças caso haja problemas de ordem textual, informativa, organizacional e de compreensão. Destine para isso 5 minutos, no máximo.
- Instrua os alunos a revisarem os textos produzidos por eles e revisados por outros colegas;
- Assim, eles poderão analisar os pontos em que tiveram algum problema e, com o auxílio do professor, fazer os ajustes necessários para a publicação;
- Peça para que leiam os textos finalizados e que se disponham a digitar o Artigo em computador ou produzir pequenos painéis em que seja possível ler o material produzido;
- Caso a escola disponibilize de computadores com acesso à internet, leve-os até a sala de informática e destine o tempo de desenvolvimento para essa tarefa. Caso não, use cartolinas ou papéis mais duráveis para que eles possam realizar a confecção dos painéis.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Destine o tempo do desenvolvimento para a construção dos textos, seja em versão digital ou em papel.
- No caso do uso de gráficos, das tabelas, etc, é importante que, se se fizer uso de computador, os alunos sejam auxiliados pelo responsável pela sala de informática para produzir esses recursos.
- No caso da produção de painéis, atente para a organização adequada das informações, assim como dos recursos visuais possíveis de aparecer na produção.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Caso os textos tenham sido produzidos para o blog, peça para que eles compartilhem em suas próprias redes sociais o que foi produzido, incentivando sempre os amigo a ler a tecer comentários sobre a produção;
- Caso a atividade tenha sido finalizada em painéis ou murais, organize para que os estudantes exponham-no, assim, em outro momento, as demais turmas podem fazer visitas e leituras às produções dos alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula de produção, é necessário que os alunos tenham realizado as etapas do plano de aula 14 desta sequência de atividades.
Introdução
Em um áudio, peça que os alunos se organizem em grupo (mesmos grupos formados anteriormente, na execução do plano de aula 14) para que discutam em conjunto. Ainda no áudio destinado a eles, peça que os grupos troquem os textos produzidos na aula passada e façam a revisão do texto dos colegas, deixando dicas, fazendo correções e apontando o que pode ser melhorado. Quando finalizarem, peça que devolvam os textos e que cada grupo verifique as revisões que seus textos receberam.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que, se necessário, corrijam seus textos de acordo com as anotações dos colegas do outro grupo que fez a revisão. Oriente também que os grupos criem um blog e postem o texto produzido. Os alunos podem criar um blog no Wix, disponível aqui, ou em outra página gratuita da internet.
Fechamento
Para fechar, em um áudio ou por escrito, solicite que os alunos compartilhem, em suas próprias redes sociais, o que foi produzido (o blog), incentivando sempre os amigos a ler e tecer comentários sobre a produção. Disponibilize também os links de todos os blogs produzidos aos alunos, para que todos possam apreciar os trabalhos realizados.
Convite às famílias
A família pode auxiliar revisando os textos produzidos, verificando se estão de acordo com as exigências da aula. Além disso, convide as famílias a ler os textos feitos nos blogs, incentivando que também compartilhem, em suas redes sociais, os blogs dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A publicação do Artigo de Divulgação Científica
Finalidade da aula: Revisar textos produzidos, observando a correção gramatical. Editar e publicar os textos de divulgação científica em um blog da turma/escola ou em painel disponível para a comunidade escolar
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica
Objeto(s) do conhecimento: estratégias de escrita: textualização, revisão e edição / Fono ortografia
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC EF69LP36; EF69LP04
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides; textos produzidos na aula 14; cartolina. Professor, caso você não esteja utilizando esse plano em sequência, para realizar essa aula, é necessário que os estudantes tenham feito um esboço de um artigo de divulgação científica previamente.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Falta de domínio das ferramentas e seus usos na publicação online de textos; falta de atenção ao registro adequado para situações públicas de escrita formal, mesmo em ambiente virtual.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.