Atividade para impressão - Imagens/Introdução
Imagens/Introdução
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode não conseguir relacionar as marcas específicas de gestualidade e entonação vocal nas situações orais de apresentação científica.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais Complementares:
Para acessar as imagens em material para impressão, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais Complementares:
Clique aqui para obter o material para reprodução da atividade de Desenvolvimento.
Orientações:
Materiais Complementares:
Para acessar as expectativas de respostas para essa atividade, clique aqui.
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando brevemente o que se entende por recursos extralinguísticos e como alguns aspectos que estão de fora da língua são capazes de se constituir como significações.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, as imagens do slide Introdução (você pode disponibilizá-las por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Faça, por meio de um áudio ou vídeo, a problematização feita no slide, perguntando qual sentimento as expressões de cada imagem passa e observando que as expressões faciais são capazes de produzir sentidos. Peça que os alunos enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto (se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que assistam ao vídeo do slide Desenvolvimento (envie o link a eles) e que, ao assistirem, observem os recursos expressivos utilizados (entonação da voz, expressões faciais, gestos etc.). Depois disso, em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que eles se organizem em duplas, orientando que interajam pelo WhatsApp, ferramenta possivelmente mais acessível a todos. Peça, em cada dupla, que os alunos analisem as imagens coletadas do vídeo (disponível em materiais complementares), registrando o significado das expressões extralinguísticas e respondendo às questões das orientações. A seguir, quando acabarem, peça que os alunos devolvam as atividades feitas (foto das atividades, por exemplo) e passe à correção enviando um vídeo ou disponibilizando um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos sintetizem, de forma breve, o que eles entenderam como “elemento extralinguístico”, conforme a tabela do slide Fechamento. Oriente ainda que os alunos enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente analisando como existem, no nosso cotidiano, vários elementos extralinguísticos em nossas atividades comunicativas. Brinque de mímica e estimule a interpretação de elementos não verbais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O extralinguístico nas apresentações orais científicas
Finalidade da aula: Perceber o uso de recursos paralinguísticos e cinésicos para a construção dos sentidos em apresentações orais de caráter científico
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Apresentações orais/Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40; EF69LP41
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode não conseguir relacionar as marcas específicas de gestualidade e entonação vocal nas situações orais de apresentação científica.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: