Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando brevemente o que se entende por recursos extralinguísticos e como alguns aspectos que estão de fora da língua são capazes de se constituir como significações.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, as imagens do slide Introdução (você pode disponibilizá-las por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Faça, por meio de um áudio ou vídeo, a problematização feita no slide, perguntando qual sentimento as expressões de cada imagem passa e observando que as expressões faciais são capazes de produzir sentidos. Peça que os alunos enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto (se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que assistam ao vídeo do slide Desenvolvimento (envie o link a eles) e que, ao assistirem, observem os recursos expressivos utilizados (entonação da voz, expressões faciais, gestos etc.). Depois disso, em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que eles se organizem em duplas, orientando que interajam pelo WhatsApp, ferramenta possivelmente mais acessível a todos. Peça, em cada dupla, que os alunos analisem as imagens coletadas do vídeo (disponível em materiais complementares), registrando o significado das expressões extralinguísticas e respondendo às questões das orientações. A seguir, quando acabarem, peça que os alunos devolvam as atividades feitas (foto das atividades, por exemplo) e passe à correção enviando um vídeo ou disponibilizando um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos sintetizem, de forma breve, o que eles entenderam como “elemento extralinguístico”, conforme a tabela do slide Fechamento. Oriente ainda que os alunos enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente analisando como existem, no nosso cotidiano, vários elementos extralinguísticos em nossas atividades comunicativas. Brinque de mímica e estimule a interpretação de elementos não verbais.