Plano de Aula

Plano de aula: Tempos verbais e a produção de sentidos no Artigo Científico

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades em identificar os diferentes tempos verbais.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos perguntando a diferença entre “Gosto de estudar”, “Gostava de estudar” e “Gostarei de estudar”.
  • É fato que eles pontuarão a diferença no que diz respeito ao tempo em que as coisas acontecem, em virtude de marcas linguísticas presentes na ideia de “gostar”. Dessa forma, faça-os compreender que as nossas ações e impressões do mundo são transcritas pela língua ao usar tempos distintos, no caso do presente, do passado e do futuro.
  • Em seguida, pergunte se eles entendem alguma diferença entre “Eu trarei os livros” e “Eu traria os livros”.
  • A intenção é que digam algo no sentido da certeza observada em “trarei” e a incerteza observada em “traria”. Assim, mostre a eles que uma mudança no aspecto temporal do verbo é capaz de modificar efeitos de sentido carregadas por verbos.
  • Em seguida, passe ao slide seguinte e exemplifique isso em dois títulos de artigos de divulgação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP42 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS