Plano de Aula

Plano de aula: Tempos verbais e a produção de sentidos no Artigo Científico

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades em identificar os diferentes tempos verbais.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos perguntando a diferença entre “Gosto de estudar”, “Gostava de estudar” e “Gostarei de estudar”.
  • É fato que eles pontuarão a diferença no que diz respeito ao tempo em que as coisas acontecem, em virtude de marcas linguísticas presentes na ideia de “gostar”. Dessa forma, faça-os compreender que as nossas ações e impressões do mundo são transcritas pela língua ao usar tempos distintos, no caso do presente, do passado e do futuro.
  • Em seguida, pergunte se eles entendem alguma diferença entre “Eu trarei os livros” e “Eu traria os livros”.
  • A intenção é que digam algo no sentido da certeza observada em “trarei” e a incerteza observada em “traria”. Assim, mostre a eles que uma mudança no aspecto temporal do verbo é capaz de modificar efeitos de sentido carregadas por verbos.
  • Em seguida, passe ao slide seguinte e exemplifique isso em dois títulos de artigos de divulgação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos