Jogo do Banquinho
Plano de Aula
Plano de aula: Utilização de recursos linguísticos e gramaticais em reportagens
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Trechos de uma reportagem impressa ou projetada, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e um data show.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em relação à utilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Esclareça que o objetivo desta aula será analisar os principais aspectos relacionados às regências e às concordâncias nominal e verbal e aos modos e tempos verbais na produção de reportagens. Levante o conhecimento prévio dos alunos a partir do jogo descrito na introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Esta é uma atividade lúdica que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula. Você poderá mudar as perguntas disponíveis nos materiais complementares para adequá-las aos seus alunos. A proposta é criar um ambiente descontraído a fim de tornar os alunos mais receptivos para o conteúdo e a temática que serão abordados na aula.
- Sorteie ou escolha 5 alunos e peça que eles se coloquem na frente da sala (eles deverão levar suas cadeiras).
- Explique o jogo aos alunos. Diga que você falará duas frases e eles terão que responder qual frase apresenta a concordância (verbal e nominal) correta considerando a norma padrão da língua portuguesa. Você fará uma pergunta para o primeiro aluno. Se ele acertar continua no jogo e você fará uma pergunta diferente ao próximo aluno. Se errar, ele sai da brincadeira ao som da música: “O/A (coloque seu nome) perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho e saia de mansinho”. (Como no jogo do banquinho do Programa Raul Gil. Caso você não conheça a música, clique aqui.) Você pode escolher outra música, se preferir.
- Faça uma pergunta para segundo aluno e assim sucessivamente até restar apenas um aluno.
- Nos materiais complementares você encontrará uma sugestão de frases e perguntas. As respostas estão em vermelho.
Materiais complementares
Para imprimir as sugestões, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientações:
- Informe aos alunos que na aula de hoje vocês trabalharão com uma reportagem sobre depressão na adolescência. Imprima a reportagem e solicite a leitura integral do texto.
- Converse com os alunos sobre o teor do texto, sobre o papel da família e da escola na ajuda ao jovem a combater a doença.
- Os exercícios podem ser feitos de forma coletiva, a partir da leitura dos trechos nos slides e da resposta oral dos alunos às perguntas feitas por você ou você pode imprimir os trechos e as perguntas e solicitar que os alunos, individualmente ou em dupla, escrevam as respostas no caderno. A dinâmica vai variar conforme o hábito de leitura dos alunos e o conhecimento sobre o registro formal da língua.
- Peça a um aluno para ler o primeiro parágrafo da reportagem e pergunte. a) O que significa ser sobrevivente da adolescência e por que nem todos passam por essa fase da mesma forma? b) Se o repórter tivesse escrito “Na adolescência somos todos sobreviventes. Uns mais, outros menos” haveria mudança de sentido? a) Significa que a adolescência é um período conturbado e que superar os desafios depende da condução dada durante esse período, principalmente pela família e pela escola. b) Sim. Ser “sobrevivente da adolescência” tem sentido distinto de ser “sobrevivente na adolescência” No primeiro caso, a adolescência é colocada como uma condição adversa e superá-la é sair vitorioso e mais fortalecido para a próxima fase da vida. (Como ser sobrevivente da guerra, da chacina, do incêndio). No segundo caso, a adolescência assume a condição de período específico independente, ou seja, sobrevivemos durante a adolescência.
- “Não por acaso serve como pano de fundo para esses indivíduos em formação enfrentarem uma doença…” Por que o primeiro verbo está no singular e o segundo no plural? O verbo servir está no singular porque concorda com o sujeito “a fase do nem-criança-nem-adulto” na oração anterior, que está no singular. O verbo enfrentar está no plural porque concorda com o sujeito “esses indivíduos” que está no plural.
- Peça a um aluno para ler o segundo trecho apresentado no slide. Apresente o exercício: Se a palavra “questões” fosse substituída por “questão” e “frustrações” por “frustração” o verbo estar ficaria no singular ou plural? Por quê? O verbo permaneceria no plural porque temos um sujeito composto.
Material complementar
Para imprimir a reportagem, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Suponha que o primeiro trecho deste slide começasse com “Para esse problema…”, quais mudanças ocorreriam na frase? Por quê? Para esse problema ser considerado normal e saudável, precisa vir intercalado de convívio, pontua”. A mudança ocorre porque o sujeito (essa situação - feminino) passou a ser (esse problema - masculino). Dessa forma, considerado e intercalado, concordam com o sujeito.
- No segundo trecho apresentado no slide, por que o verbo haver está na terceira pessoa do singular? O verbo haver indicando tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito, ficando na terceira pessoa do singular.
- Peça a outro aluno para ler o terceiro trecho no slide. Questione: a) Qual é o sujeito do verbo existir? O problema b) Se os sujeito estivesse no plural, como ficaria o verbo? Nesse caso, o verbo concordaria com o sujeito: Os problemas não só existem… c) O mesmo pode ser dito em relação ao verbo haver em “Há uma lista…”? Justifique sua resposta. Não. O verbo haver no sentido de existir é impessoal, devendo ficar na terceira pessoa do singular. “Há uma lista”, “Há duas listas”.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Exiba o slide e faça o questionamento final aos alunos. Você pode fazer uma discussão coletiva levando os alunos a refletirem sobre a questão. Mostre aos alunos que as frases do slide foram escritas de acordo com o registro oral da língua.
- Durante a discussão mostre aos alunos que eles não teriam dificuldade para compreender o texto se ele fosse escrito a partir do registro oral, mas que esse tipo de registro não é adequado ao gênero reportagem. O texto jornalístico demanda um grau de formalidade coerente com a norma padrão, com linguagem cuidadosamente editada e elaborada, daí a necessidade de se conhecer algumas regras gramaticais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Esclareça que o objetivo desta aula será analisar os principais aspectos relacionados às regências, às concordâncias nominal e verbal e aos modos e tempos verbais na produção de reportagens. Levante o conhecimento prévio dos alunos a partir do jogo descrito na Introdução.
Introdução
Esta é uma atividade lúdica que objetiva levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula. Você poderá mudar as perguntas disponíveis nos materiais complementares para adequá-las aos seus alunos. A proposta é criar um ambiente descontraído a fim de torná-los mais receptivos ao conteúdo e à temática que serão abordados na aula. Sorteie ou escolha 5 alunos e peça que eles fiquem atentos aos questionamentos que você lançará no grupo da turma, no WhatsApp. Explique o jogo aos alunos. Diga que você falará duas frases e eles terão que responder qual apresenta a concordância (verbal e nominal) correta considerando a norma padrão da língua portuguesa. Faça uma pergunta para o primeiro aluno. Se ele acertar, continua no jogo e você faz uma pergunta diferente ao próximo aluno; se errar, sai da brincadeira ao som da música: “o/a (coloque seu nome) perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho e saia de mansinho” (como no jogo do banquinho do Programa Raul Gil; a música está disponível aqui, caso você não a conheça). Você pode escolher outra música, se preferir. Faça uma pergunta para o segundo aluno e assim sucessivamente, até restar apenas um aluno. Nos materiais complementares, você encontrará uma sugestão de frases e perguntas. As respostas estão em vermelho. Materiais complementares: sugestões de frases disponíveis aqui. Observação: em aulas remotas, você pode encaminhar aos alunos vídeos sucessivos com as perguntas e o trecho da música a cada erro, ou um trecho de aplausos a cada acerto. Para isso, use o gravador do celular ou algum aplicativo que grave sons.
Desenvolvimento
Informe aos alunos que na aula de hoje vocês trabalharão com uma reportagem sobre depressão na adolescência. Compartilhe a reportagem pelo WhatsApp e solicite a leitura integral do texto. Compartilhe também alguns questionamentos sobre trechos específicos da reportagem:
Sobre o 1º trecho: O que significa ser sobrevivente da adolescência e por que nem todos passam por essa fase da mesma forma? Se o repórter tivesse escrito “Na adolescência somos todos sobreviventes. Uns mais, outros menos” haveria mudança de sentido? “Não por acaso serve como pano de fundo para esses indivíduos em formação enfrentarem uma doença…” Por que o primeiro verbo está no singular e o segundo no plural? Se a palavra “questões” fosse substituída por “questão” e “frustrações” por “frustração”, o verbo “estar” ficaria no singular ou plural? Por quê? A reportagem está disponível aqui.
Suponha que o 1º trecho do slide desta etapa (veja no plano original) começasse com “Para esse problema…”. Quais mudanças ocorreriam na frase? Por quê?
Sobre o 2º trecho: Por que o verbo “haver” está na terceira pessoa do singular?
Sobre o 3º trecho: Qual é o sujeito do verbo existir? Se os sujeito estivesse no plural, como ficaria o verbo? O mesmo pode ser dito em relação ao verbo haver em “Há uma lista…”? Justifique sua resposta.
Veja possibilidades de respostas no plano original.
Fechamento
Encaminhe o slide desta etapa e faça o questionamento final aos alunos (veja no plano original). Mostre que as frases do slide foram escritas de acordo com o registro oral da língua. Explique aos alunos que eles não teriam dificuldade para compreender o texto se ele fosse escrito a partir do registro oral, mas que esse tipo de registro não é adequado ao gênero reportagem. O texto jornalístico demanda um grau de formalidade coerente com a norma padrão, com linguagem cuidadosamente editada e elaborada, daí a necessidade de se conhecer algumas regras gramaticais.
Convite às famílias
As famílias poderão ser convidadas a pesquisar, junto aos alunos, sobre Regência Nominal e Regência Verbal, antes que eles realizem as atividades propostas. Esse conhecimento prévio auxiliará os discentes na resolução das atividades.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Utilização de recursos linguísticos e gramaticais em reportagens
Finalidade da aula: Analisar os principais aspectos relacionados às regências e às concordâncias nominal e verbal, na produção de reportagens.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe/semântica /fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/EF08LP14/EF08LP04
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.