Plano de aula: Utilização de recursos linguísticos e gramaticais em reportagens

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Trechos de uma reportagem impressa ou projetada, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e um data show.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em relação à utilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Esclareça que o objetivo desta aula será analisar os principais aspectos relacionados às regências e às concordâncias nominal e verbal e aos modos e tempos verbais na produção de reportagens. Levante o conhecimento prévio dos alunos a partir do jogo descrito na introdução.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos