Plano de aula: Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e datashow.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos que não tiverem noções de conjunções e de articuladores poderão ter dificuldades em localizá-las nas reportagens.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos. Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar as relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais. Faça rapidamente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os sobre as conjunções que já foram estudadas por eles.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos