Plano de Aula

Plano de aula: Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar os argumentos e contra-argumentos; nesse caso, retome com a classe os tipos de argumentos mais utilizados (argumento de autoridade, causa e consequência, exemplificação, dentre outros), ilustrando-os ao ler os textos.

Referência sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018

KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014

__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015

Tipos de argumento. Escrevendo o Futuro. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/etapa/tipos-de-argumento/>.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Exiba o slide e leia o título da aula para os alunos, apresentando o conteúdo da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos