Plano de Aula

Plano de aula: A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos, Datashow.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar a linguagem como um mecanismo para persuadir os interlocutores; nesse caso, reforce as técnicas de persuasão mais empregadas, exemplificando-as. Você encontra informações sobre o tema nas referências a seguir.

Referências para o professor:

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Editora Ática, 1988. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4234777/mod_resource/content/1/Livro%20Citelli.pdf

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos, perguntando a eles se conseguem definir a palavra “persuasão”.
  • Ouça as respostas e, na eventualidade de algum aluno apresentar uma definição muito inadequada, sinalize que o conceito não é bem aquele, informando que, na sequência, uma definição adequada será exibida.
  • Espere que os alunos se manifestem, antes de passar a próximo slide.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos