Atividade para impressão - Ficha de Avaliação
Ficha de Avaliação
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Textos impressos, Datashow.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar a linguagem como um mecanismo para persuadir os interlocutores; nesse caso, reforce as técnicas de persuasão mais empregadas, exemplificando-as. Você encontra informações sobre o tema nas referências a seguir.
Referências para o professor:
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Editora Ática, 1988. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4234777/mod_resource/content/1/Livro%20Citelli.pdf
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. (Ao imprimir a resenha, mantenha as passagens em negrito; elas serão abordadas na sequência).
Orientações
Materiais complementares
Para acessar as fichas de avaliação, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a definição de persuasão (slide Introdução) e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte quais textos tentam persuadir alguém. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, diga que a resenha também possui uma linguagem persuasiva.
Desenvolvimento
Em um áudio, peça que, individualmente, os estudantes leiam a resenha crítica do slide Desenvolvimento (disponibilize o link do texto a eles) e respondam às perguntas: a resenhista estimula ou desencoraja o contato com a obra? Você sentiu vontade de conhecer o livro após a leitura do texto? Convide alguns alunos a enviarem as suas respostas a esses questionamento em forma de áudio, no WhatsApp da turma. Depois disso, oriente que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação pelo WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie às equipes a ficha de avaliação, disponível em “materiais complementares”, e peça que, em conjunto e dialogando pelo WhatsApp, os grupos encontrem e anotem (na ficha) os recursos persuasivos utilizados na resenha lida anteriormente. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos vejam como a resenha finalizou o texto, utilizando apenas a palavra “Imperdível”. Proponha que os alunos troquem esse parágrafo – composto por apenas uma palavra – por outro parágrafo mais elaborado e persuasivo. Os alunos podem deixar as suas sugestões de parágrafos no WhatsApp da turma para que todos tenham acesso.
Convite às famílias
Convide a família a ler a obra “O Sol na cabeça”, de Giovani Martins, para apreciá-la e criar julgamentos de valor sobre a obra literária. Incentive, também, a leitura de múltiplos textos em casa, pedindo que os alunos, quando lerem ou assistirem a alguma coisa, comentem sobre o que acharam aos familiares, elencando pontos fortes e fracos do livro ou do filme.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica
Finalidade da aula: Explorar os recursos da linguagem persuasiva em resenhas a fim de perceber a linguagem como um mecanismo dotado de intencionalidade.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Textos impressos, Datashow.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar a linguagem como um mecanismo para persuadir os interlocutores; nesse caso, reforce as técnicas de persuasão mais empregadas, exemplificando-as. Você encontra informações sobre o tema nas referências a seguir.
Referências para o professor:
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Editora Ática, 1988. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4234777/mod_resource/content/1/Livro%20Citelli.pdf
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: