Resolução de atividade - Slides 5 a 8
Plano de Aula
Plano de aula: Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.
Referência sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014
__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
- Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO