Plano de Aula

Plano de aula: Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.

Referência sobre o assunto:

CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.

KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014

__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
  • Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos