Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui); Método Cornell (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o slide presente no plano original ou informe o tema da aula: planejando a escrita de uma reportagem. Pergunte qual a importância de se planejar um texto antes de escrevê-lo. Desafie-os a responder por meio de áudio.
Introdução
Pergunte quais são as características da reportagem. Solicite que façam um esquema (mapa mental, resumo, Método Cornell etc., para representar as características do gênero – tutoriais disponíveis em Recursos Opcionais). Encaminhe o slide com as características de uma reportagem, presente no plano original, e compare-o com os aspectos citados pelos alunos.
Desenvolvimento
Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas). Encaminhe o slide desta etapa, presente no plano original, e leia as recomendações. Informe que o título deverá atrair o público-alvo e que a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto. Oriente os alunos a pesquisar o assunto sobre o qual irão escrever. No plano original, você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Envie aos alunos a tabela disponível aqui. Neste momento, peça que façam anotações, em tópicos na tabela, de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto. Esta atividade pode ser realizada em grupos. Para isso, os alunos deverão criar um momento de chamada de vídeo ou áudio. Diga que devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem em estratégias para atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão, e lembre-os de citar as fontes de pesquisa.
Fechamento
Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide desta etapa (veja no plano original). Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado. Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os alunos mostrem a um familiar seu resumo, mapa mental ou Método Cornell, para que ele os ajudem quanto à concisão e objetividade. Um olhar externo sempre ajuda.