Tabela de planejamento - Produção de texto - reportagem
Plano de Aula
Plano de aula: O planejamento do gênero reportagem
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.
Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção, cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em selecionar as informações mais relevantes acerca do tema proposto.
.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula. Pergunte qual é a importância de planejar um texto antes de escrevê-lo.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais são as características da reportagem.
- Deixe-os falar livremente.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos e peça que eles verifiquem se todas os aspectos foram citados por eles.
- Retome algum aspecto que julgar pertinente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas).
- Apresente o slide e leia as recomendações.
- Informe que o título deverá atrair o público alvo, a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto.
- Oriente os alunos a pesquisar sobre o assunto sobre o qual irão escrever. A seguir você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Você pode ajudar os alunos a encontrar fontes confiáveis de pesquisa na internet.
Reportagens:
http://mundodapsi.com/relacoes-virtuais-adolescencia-busca-pela-aceitacao/, https://novaescola.org.br/conteudo/396/os-jovens-e-a-tecnologia, https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/relacionamentos-encontram-novos-rumos-na-era-do-amor-liquido-80390/, http://www.ietec.com.br/imprensa/o-risco-da-alta-exposicao-pessoal-nas-redes-sociais/, https://secom.ufg.br/n/39648-namoros-virtuais-levam-mulheres-do-ceu-ao-inferno, http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-redes-sociais-e-seus-impactos-nas-relacoes-pessoais/92344/, http://reporterunesp.jor.br/2015/08/20/entre-o-virtual-e-o-real-a-constituicao-das-amizades-em-diferentes-plataformas/
Artigos Acadêmicos:
https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/143/pdf_143, http://virtual.cesusc.edu.br/portal/externo/revistas/index.php/psicologia/article/viewFile/128/116, http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/viewFile/1815/1723, https://www.uni7.edu.br/recursos/imagens/File/publicidade/midiademocracia/ARTIGO05.pdf, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100006, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000400010, http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403111539.pdf
- Informe aos alunos que eles começarão a planejar a reportagem que será escrita e publicada no site da escola.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima a tabela disponível nos materiais complementares.
- Neste momento, peça aos alunos que façam anotações em tópicos na tabela de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto.
- Diga que eles devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem nas estratégias de atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão e informe-os para não se esquecerem de citar as fontes de pesquisa.
- Disponibilize 20 minutos para esta etapa.
Materiais complementares
Para imprimir a tabela, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide. Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado.
- Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui); Método Cornell (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o slide presente no plano original ou informe o tema da aula: planejando a escrita de uma reportagem. Pergunte qual a importância de se planejar um texto antes de escrevê-lo. Desafie-os a responder por meio de áudio.
Introdução
Pergunte quais são as características da reportagem. Solicite que façam um esquema (mapa mental, resumo, Método Cornell etc., para representar as características do gênero – tutoriais disponíveis em Recursos Opcionais). Encaminhe o slide com as características de uma reportagem, presente no plano original, e compare-o com os aspectos citados pelos alunos.
Desenvolvimento
Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas). Encaminhe o slide desta etapa, presente no plano original, e leia as recomendações. Informe que o título deverá atrair o público-alvo e que a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto. Oriente os alunos a pesquisar o assunto sobre o qual irão escrever. No plano original, você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Envie aos alunos a tabela disponível aqui. Neste momento, peça que façam anotações, em tópicos na tabela, de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto. Esta atividade pode ser realizada em grupos. Para isso, os alunos deverão criar um momento de chamada de vídeo ou áudio. Diga que devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem em estratégias para atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão, e lembre-os de citar as fontes de pesquisa.
Fechamento
Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide desta etapa (veja no plano original). Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado. Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os alunos mostrem a um familiar seu resumo, mapa mental ou Método Cornell, para que ele os ajudem quanto à concisão e objetividade. Um olhar externo sempre ajuda.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O planejamento do gênero reportagem
Finalidade da aula: Planejar a produção de uma reportagem para publicação on-line em relação às suas condições de produção, a partir do levantamento de informações relevantes, de fontes diversas, sobre o tema a ser focado.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de Textos
Prática de linguagem: PRODUÇÃO DE TEXTO
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP08, EF89LP09
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.