Plano de Aula
Plano de aula: Reconstrução de uma entrevista
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.
Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO