Plano de aula: Reconstrução de uma entrevista

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.

Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.

Tema da aula

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos