
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.
Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Material complementar:
“Um furacão chamado Camila Márdila”, por Daniel Oliveira. Publicado em O Tempo Magazine. Disponível em https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514 Acesso em 11 de janeiro de 2019
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a imagem que está no slide de Introdução do Plano, disponível aqui. Envie também um áudio dizendo que irão trabalhar com a identificação das partes de uma entrevista. Peça que os alunos se organizem em duplas e envie o link da entrevista com a atriz Camila Márdila, disponível neste Plano. De preferência, já copie o texto em um Google Doc ou converta-o em imagem para que os alunos possam fazer as marcações das partes da entrevista. Diga que as demais orientações irão por escrito.
Desenvolvimento
Oriente os alunos, por escrito, a marcarem com cores diferentes (solicite legenda) as partes da entrevista, de acordo com o molde enviado. Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Aproveite as Orientações do Plano em seu áudio de feedback aos alunos.
Fechamento
Envie a eles a entrevista com as partes marcadas por você para que se autoavaliem. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
Um jogo legal que a família pode fazer é o que está proposto neste Plano, que teve que ser adaptado em função da quarentena. A família deve pegar uma entrevista (seja em revistas ou jornais que tenha em casa, seja imprimindo uma da internet) e um dos membros deve recortá-la guiando-se pelas partes da entrevista (você pode ajudá-los nesse sentido). Depois, alguém deve desafiar os demais membros a unir as partes na ordem correta. O bacana é misturar partes de outras entrevistas no meio para ficar mais desafiador. As famílias que toparem jogar podem enviar fotos ou um vídeo desse momento para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Reconstrução de uma entrevista
Finalidade da aula: Reconstruir o texto de uma entrevista a partir da aplicação das inferências sobre sua construção composicional e discutir seus efeitos de sentido.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: computador com projetor multimídia e acesso à internet (na ausência de recursos tecnológicos, imprimir fotos da atriz Camila Márdila; texto impresso da entrevista (um por grupo de alunos ou um por aluno) e o mesmo texto dividido em partes (u por grupo). Para a divisão do texto em diferentes fichas, monte a fonte e os destaques originais. Coloque os seguintes itens em fichas separadas: título, subtítulo, primeiro parágrafo da apresentação, segundo parágrafo da apresentação, cada pergunta e cada resposta. Texto: Oliveira, D. Um furacão chamado Camila Márdila. O tempo, 14 set. 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-furac%C3%A3o-chamado-camila-m%C3%A1rdila-1.1112514. Acesso em: 19 set. 2018.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre gênero, consulte: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldades em analisar observar, além dos elementos analisados sobre construção composicional, aqueles referentes à coesão e à coerência textual.
Referências sobre o assunto: FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (org.). Fala e escrita em questão. Projetos Paralelos Nurc/SP. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. pp. 79-97.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: