Plano de aula: A leitura de notícias online – Explorando recursos hipertextuais e hipermidiáticos

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam ler notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias, como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online, porque talvez não estejam acostumados a fazê-lo. Além disso, ao lerem notícias em ambiente digital, é provável que os estudantes tenham dificuldade em definir e manter um objetivo de leitura, pois os hiperlinks, embora possibilitem uma leitura mais flexível, também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula

Orientações:

• Mostre este slide aos estudantes para apresentar-lhes o tema da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos