Material para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias para leitura de reportagem.
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Duas reportagem impressa ou projetada notebook e datashow para projeção,cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o repórter trata de um assunto observando suas raízes [causas] e desdobramentos [consequências]. De uma forma geral, inclui as observações pessoais e do repórter ou jornalista,O estilo e a linguagem da reportagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema. Sua forma composicional pode ser a pirâmide invertida ou a pirâmide normal [ordem cronológica] ou pode ser uma junção dos dois modelos.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em encontrar diferenças entre as reportagens digitais e impressa, bem como a síntese de suas principais informações.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Diga aos alunos que eles terão acesso a reportagens acerca do tema “HPV”. Pensamos que esse assunto é de suma importância uma vez que os alunos do 8° ano estão dentro do público alvo da vacinação e, muitas vezes não possuem conhecimento suficiente acerca da gravidade da doença e da necessidade de vacinação. Além disso, cada vez mais cedo os jovens envolvem-se em relacionamentos sexuais podendo contrair o vírus, trazendo riscos a si mesmos e aos seus familiares.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Deixe que os alunos leiam as perguntas acima e respondam-nas oralmente.
Sugestões de respostas.
1- Qual de vocês sabe o que é HPV? Resposta pessoal
2- Todos vocês já tomaram a vacina contra HPV? Resposta pessoal
3- Qual a importância da vacinação contra doenças? Sugestão de resposta: A vacinação é importante para prevenir o adoecimento da população.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1- Proponha a leitura da reportagem.
Dê tempo para que eles leiam a reportagem.
Cada aluno poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
Fonte: BBC. “HPV: por que vacinação de adolescentes contra vírus de transmissão sexual que causa câncer não avança no Brasil”. Site: BBC. Disponível em:
Desenvolvimento
Orientações: 1- Proponha a leitura da reportagem.
Dê tempo para que eles leiam a reportagem.
Cada aluno poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
Fonte: BRITO, Débora. Ministério quer vacinar mais de 20 milhões de adolescentes contra HPV. Site: Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-09/ministerio-quer-vacinar-mais-de-20-milhoes-de-adolescentes-contra-hpv> acesso em 10-11-2018
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos deverão responder às questões propostas individualmente e em seus cadernos.
As questões podem ser copiadas no caderno ou cada alunos poderá receber um xerox com as atividades.
Disponibilize tempo para que os alunos realizem as questões, após isso, faça a correção, em voz alta, cada alunos poderá responder a uma questão, o professor fará a mediação e os alunos deverão, se necessário, corrigir ou ampliar as respostas dadas.
Sugestão de respostas
- De acordo com a primeira reportagem que vocês leram, qual é o principal motivo para o Brasil não ter atingido a meta de 80% de cobertura da vacinação contra HPV? Para infectologistas e especialistas em HPV, contudo, a principal razão para que o país esteja longe da meta de 80% de cobertura foi a saída da vacinação das escolas.
B) Quais são os maiores benefícios, de acordo com a primeira reportagem, da vacinação contra HPV? A imunização dos adolescentes, ele destaca, tem três grandes benefícios. Primeiro, a resposta imunológica é melhor que a dos adultos – a partir dos 15 anos, a recomendação é de não apenas duas, mas três doses. Depois, o custo para o sistema de saúde, de forma geral, é menor. A vacinação também diminuiria a incidência do câncer, poupando, em última instância, recursos do SUS.
C) A segunda reportagem aborda a campanha de vacinação de um único ano, qual é esse ano? Quando foi lançada a campanha? Qual slogan escolhido? Ano: 2018; campanha lançada em 04-09-2018, slogan: “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV”
D) Releia a segunda reportagem e responda: qual valor investido na campanha de vacinação contra HPV retratada? Quantas doses de vacina foram adquiridas? Para esta nova etapa da campanha, foram investidos R$ 567 milhões para adquirir 14 milhões de vacinas.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos deverão responder às questões propostas individualmente e em seus cadernos.
As questões podem ser copiadas no caderno ou cada alunos poderá receber um xerox com as atividades.
Disponibilize tempo para que os alunos realizem as questões, após isso, faça a correção, em voz alta, cada alunos poderá responder a uma questão, o professor fará a mediação e os alunos deverão, se necessário, corrigir ou ampliar as respostas dadas.
Sugestão de resposta.
2- Ao ler as duas reportagens você deve ter percebido que, embora a temática abordada por ambas seja a mesma, há diferenças entre elas, enquanto a primeira possui uma abordagem mais ampla, a segunda se restringe a dados da campanha de vacinação veiculada em 2018. Diante disso, compare as duas reportagens e indique pelo menos 3 diferenças entre elas.
Semelhanças: ambas abordam a mesma temática, ambas falam sobre a necessidade de se tomar 2 doses da vacina, ambas falam acerca dos efeitos colaterais, ambas trazem exemplos de funcionamento da campanha em outros países e ambas falam sobre o público alvo das campanhas de vacinação.
Diferenças: Apenas a primeira reportagem indica o motivo pelo qual alguns adolescentes não aderem a campanha. Apenas a primeira reportagem sobre o sistema operacional. A primeira reportagem traz uma abordagem mais extensa da campanha de vacinação, abordando campanhas anteriores. A segunda reportagem aborda mais profundamente a campanha atual. Apenas a primeira reportagem aborda a importância da escola no processo de vacinação e como a quebra dessa parceria trouxe impactos negativos a campanha.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos deverão responder às questões propostas individualmente e em seus cadernos.
As questões podem ser copiadas no caderno ou cada alunos poderá receber um xerox com as atividades.
Disponibilize tempo para que os alunos realizem as questões, após isso, faça a correção, em voz alta, cada alunos poderá responder a uma questão, o professor fará a mediação e os alunos deverão, se necessário, corrigir ou ampliar as respostas dadas.
Fonte: BARONI, Larissa Leiros. Vacina contra HPV causa paralisia nos adolescentes?. Site UOL. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2017/12/06/vacina-de-hpv-pode-causar-paralisia-ela-pode-passar-o-virus.htm> acesso em 10-11-2018
Sugestão de resposta
Com qual informação, presente em ambas as reportagens, o trecho acima corrobora? Primeira reportagem: O episódio de paralisia em três meninas vacinadas em Bertioga (SP) naquele ano, que chegou a assustar alguns pais, comprovadamente não estavam ligados à imunização, destaca Fedrizzi/ A vacina distribuída no Brasil é quadrivalente. Ela imuniza contra dois tipos do vírus do HPV considerados de alto risco / A Austrália é o primeiro candidato a erradicar o câncer de colo de útero nas próximas décadas,
Segunda reportagem: A pasta assegura que a vacina não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez./ A vacinação tem impacto significativo na redução da incidência do HPV/ Os Estados Unidos, que reduziram em 88% as taxas de infecção oral pelo vírus com imunização.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Agora, reflita com os alunos sobre a importância de se ler várias reportagens antes de se formar uma opinião sobre determinado assunto, isso garantirá um todo mais confiável de de informações, diminuirá as chances de acreditarem em fake news e fará com que percebam mais facilmente as diferenças de editoriais em cada reportagem. Essa questão deverá ser respondida apenas oralmente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Teixeira e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Estratégias para leitura de reportagem.
Finalidade da aula: Identificar as principais informações e como são abordadas em diferentes reportagens digitais, buscando perceber as diferenças entre a abordagem dos assuntos nas várias editorias.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textosCaracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. Relação entre textos.
Prática de linguagem: LEITURA
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP03, EF08LP01 e EF08LP02
Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.