Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias para leitura de reportagem.

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Duas reportagem impressa ou projetada notebook e datashow para projeção,cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o repórter trata de um assunto observando suas raízes [causas] e desdobramentos [consequências]. De uma forma geral, inclui as observações pessoais e do repórter ou jornalista,O estilo e a linguagem da reportagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema. Sua forma composicional pode ser a pirâmide invertida ou a pirâmide normal [ordem cronológica] ou pode ser uma junção dos dois modelos.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em encontrar diferenças entre as reportagens digitais e impressa, bem como a síntese de suas principais informações.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Diga aos alunos que eles terão acesso a reportagens acerca do tema “HPV”. Pensamos que esse assunto é de suma importância uma vez que os alunos do 8° ano estão dentro do público alvo da vacinação e, muitas vezes não possuem conhecimento suficiente acerca da gravidade da doença e da necessidade de vacinação. Além disso, cada vez mais cedo os jovens envolvem-se em relacionamentos sexuais podendo contrair o vírus, trazendo riscos a si mesmos e aos seus familiares.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos