Material para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias para leitura de reportagem.
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Duas reportagem impressa ou projetada notebook e datashow para projeção,cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o repórter trata de um assunto observando suas raízes [causas] e desdobramentos [consequências]. De uma forma geral, inclui as observações pessoais e do repórter ou jornalista,O estilo e a linguagem da reportagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema. Sua forma composicional pode ser a pirâmide invertida ou a pirâmide normal [ordem cronológica] ou pode ser uma junção dos dois modelos.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em encontrar diferenças entre as reportagens digitais e impressa, bem como a síntese de suas principais informações.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Diga aos alunos que eles terão acesso a reportagens acerca do tema “HPV”. Pensamos que esse assunto é de suma importância uma vez que os alunos do 8° ano estão dentro do público alvo da vacinação e, muitas vezes não possuem conhecimento suficiente acerca da gravidade da doença e da necessidade de vacinação. Além disso, cada vez mais cedo os jovens envolvem-se em relacionamentos sexuais podendo contrair o vírus, trazendo riscos a si mesmos e aos seus familiares.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO