Plano de Aula
Plano de aula: Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiática
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Blocos de anotações, celulares, notebooks (sala de informática) data show e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades na edição da entrevista por desconhecimento das ferramentas tecnológicas disponíveis.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de editar a entrevista realizada previamente por eles. Pergunte se eles acreditam que haja diferença entre editar um vídeo e editar um texto escrito. Pergunte se eles já editaram algum trabalho escrito anteriormente.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO