Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Construção de sequências numéricas utilizando uma regularidade e descrição da regra (regularidade) de uma sequência.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Observar sequências numéricas de números naturais apresentadas em ordem crescente ou decrescente e descrever a regra dessa sequência.
  • Construir sequências de números naturais em ordem crescente e decrescente a partir de um número qualquer.
  • Construir sequências recursivas e repetitivas utilizando números, figuras e objetos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Além do domínio da sequência numérica, esta habilidade prevê o desenvolvimento de outros tipos de contagem, como as sequências repetitivas e as sequências recursivas. Um exemplo do primeiro caso pode corresponder à sequência dos números pares a partir do 0 (0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, ...), em que os algarismos das unidades se repetem a cada cinco elementos. Como exemplo de sequências recursivas, é possível utilizar a sequência de três em três a partir do 0 (0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, ...), em que cada novo termo é obtido acrescentando três unidades ao anterior. A percepção de padrões e regularidades em sequência é fundamental para o desenvolvimento do pensar algébrico. Realizar a contagem tanto na ordem ascendente quanto na ordem descendente potencializa o desenvolvimento desta habilidade. Ela também possibilita o desenvolvimento de sequências utilizando padrões a partir de figuras.

Portanto, espera-se que ao término do 2º ano o estudante observe, identifique, descreva regularidades e construa sequências de números naturais apresentadas em ordem crescente ou decrescente.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 1 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Avaliações Diagnósticas de Aprodundamento (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 3º ano - Item 1 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente, a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Plano de aula: Investigando os Padrões das Maçãs (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Investigando os Padrões das Maçãs, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Investigar sequências repetitivas através de um padrão.

Plano de aula: Jogo das 10 cartas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Jogo das 10 Cartas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Construir sequências utilizando a ordem numérica crescente e decrescente, valendo-se de regularidade.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática