Plano de aula: A composição da notícia online

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para que seja mostrada uma notícia online aos aprendizes); projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, possivelmente, dificuldade em perceber articulações entre os elementos hipertextuais e hipermidiáticos na construção da notícia online, porque, geralmente, quando leem esse gênero, não se concentram em tais elementos.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

FERRARI, P. (org). Hipertexto, hipermídia - as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula

Orientações:

1. Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Observações ao professor: 1. Como esta é a primeira aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém lembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:

• a forma/estrutura de composição, que se refere à organização e ao acabamento do texto como um todo. A forma de composição de um texto está relacionada, basicamente, à sua macroestrutura e à progressão temática. No que concerne à notícia online, é possível dizer que se trata de um gênero multimodal (isto é, que se utiliza de recursos verbais e não verbais) que, em meio digital, se organiza em blocos noticiosos, e que, em meio impresso, se organiza em colunas. A macroestrutura da notícia caracteriza-se, geralmente, por uma pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes são colocadas logo no início do texto, e as menos importantes são colocadas ao final. Essa macroestrutura, em geral, apresenta as seguintes partes: título ou manchete; lide ou lead (normalmente, o primeiro ou os dois primeiros parágrafos da notícia, que buscam responder as questões: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?); e corpo do texto (o desdobramento das perguntas cujas respostas foram brevemente colocadas no lide). Além disso, elementos hipertextuais (hiperlinks) e hipermidiáticos (vídeos, gravações em áudio etc.) também fazem parte da estrutura composicional da notícia online;
  • o tema (ou conteúdo temático), que consiste no conteúdo ou tópico principal do texto, inferido a partir da valoração que o autor lhe atribui. Desse modo, o tema está sempre vinculado ao contexto em que o texto foi produzido. Portanto, a compreensão do conteúdo temático de um texto requer, do leitor, conhecimentos sobre o contexto em que o autor o escreveu. No caso das notícias online, para que o leitor possa entender o tema do texto, é importante que ele conheça, ainda que minimamente, o jornal/revista/portal de notícias em que o texto circula e que ele saiba quando e onde ocorreu o fato relatado, pois isso será essencial para que o leitor identifique e compreenda qual é o assunto da notícia online e qual avaliação o jornalista (ou o jornal/revista/portal de notícias para o qual ele trabalha) faz do tema noticiado;
  • o estilo, que diz respeito às escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer, a fim de produzir o sentido desejado. Em se tratando de notícias online, algumas escolhas linguísticas muito frequentes nesse gênero são, por exemplo, o uso do tempo presente nas manchetes, o emprego da terceira pessoa, entre outras.

2. Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos