Plano de Aula

Plano de aula: Os efeitos de sentido da reportagem

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópia impressa ou projeção de uma reportagem. Notebook, projetor multimídia e tela. Cópia impressa para cada aluno do quadro de atividades que será aplicado no desenvolvimento da aula.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos possuam dificuldades em diferenciar a voz do autor e as vozes secundárias que aparecem na reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras:2011

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para que os alunos saibam que irão trabalhar com os efeitos de sentido no gênero reportagem. Pergunte o que eles entendem por efeito de sentido. Após as respostas dos alunos informe-os que o sentido de um texto se constitui a partir do uso da língua pelos interlocutores,frente às condições sociais de produção.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos