Material para impressão - Tirinha do Calvin e Haroldo
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos de referenciação em reportagens
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa ou projetada, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e um datashow.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldade em distinguir os tipos de pronomes que estabelecem a referenciação ao longo de reportagens.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar um novo mecanismo de coesão: a coesão referencial que ocorre quando um termo ou expressão já citados no texto são retomados por meio de outro. Provavelmente os alunos já estudaram que não é aconselhável repetir palavras em uma produção textual. Questione, então, qual recurso eles utilizam para não repetir palavras e expressões quando escrevem um texto. Provavelmente os alunos farão referência ao uso de sinônimos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO